"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

domingo, 20 de junho de 2010

Maria

Você já deve ter lido ou ouvido muitas vezes a cena da anunciação (Lc. 1, 26-38).
Quem está acostumado com a Bíblia nota que a anunciação a Maria é parecida com outras cenas de anúncio de nascimento, como a de Abraão (Gn. 17, 19-21) e a da mãe de Sansão (Jz. 13, 1-6). Ou mesmo a anúncio do nascimento de João Batista ao seu pai Zacarias (Lc. 1, 5-20). Sempre é DEUS que toma a iniciativa. Anuncia que virá uma criança importante, para contribuir na libertação e salvação do povo. Às vezes, há obstáculos a serem superados. A pessoa questiona e DEUS oferece um sinal.
Mas o anúncio a Maria tem algo original. Não só prepara o nascimento de JESUS, mas também mostra a vocação de Maria e sua resposta generosa.
O anjo de DEUS começa com uma saudação simples: "Alegre-se, Maria" (Lc. 1, 28). Convida Maria a participar da alegria do novo tempo, que começa com a vinda de JESUS (Lc. 1, 14.44.58 e 2, 10). Lucas destaca a alegria como um sinal de JESUS e de seus seguidores (Lc. 10, 17.21; 19,37; 24,52). Maria também é convidada a se alegrar.
Maria recebe um nome especial, que nenhuma outra pessoa tem na Bíblia: "cheia de graça", ou "agraciada" (Lc. 1, 28). A seguir, o anjo disse: "o SENHOR está contigo". Na Sagrada Escritura, quando a pessoa tem uma missão importante e difícil, recebe de DEUS a promessa de que não estará sozinha, pois ELE vai lhe dar força. Veja por exemplo na vocação de Isaac (Cf. Gn, 26, 3.24), de Jacó (Cf. Gn. 28, 15), de Moises (Cf. Ex. 3, 11s e 4, 12), de Gedeão (Cf. Jz. 6, 12) e de Jeremias (Cf. Jr. 1, 8). Assim também acontece com Maria. Diante da proposta de DEUS, Maria responde prontamente. O seu "sim" ecoa forte e sem dúvida, cheio de generosidade, como a terra virgem, cheia de viço, que acolhe as sementes.
Toda disponível a DEUS, Maria une a liberdade com a vontade: "Eis aqui a serva do SENHOR.
Faça-se em mim segundo a vossa palavra" (Lc. 1, 37). Essa entrega do coração a DEUS tem um nome
muito simples: FÉ. Quer dizer: arriscar-se e jogar-se nas mãos do SENHOR com confiança. Na visita a sua prima Isabel, essa lhe relembra: "Você é feliz porque acreditou. Tudo o que o SENHOR lhe disse acontecerá"(Lc. 1, 45).
Maria não somente ouviu, mas escutou a palavra, acolheu-a no coração. Abriu seu espaço interior, deixou DEUS entrar. Saiu de si e investiu sua vida num grande projeto, a que se sentiu chamada.
Durante toda a vida de Jesus, Maria se manteve ao seu lado, cuidando, educando, aconselhando e guardando todas as coisas em seu coração, pois sabia que seu filho tinha uma missão para realizar aqui na terra.
Maria, além de ser nossa mãe, também é uma importante intercessora mediante a Jesus, pois se pedirmos a mãe o filho atenderá. Observamos este acontecimento nas Bodas de Caná (Joã2,1-12)onde Maria intercede a Jesus pelos noivos e Jesus como um bom filho atende ao apelo de sua mãe. Hoje Maria continua intercedendo por nós mediante a Jesus no Reino Celeste.
Maria foi escolhida para ser a MÃE DE DEUS (Dogma de Fé) e também a nossa mãe, pois Jesus no momento da crucificação entrega à João a sua mãe Maria e entrega a Maria o seu discípulo João, que neste momento representa todos as gerações dos seguidores de Jesus, que somos nos Cristãos. ( Jo19,25-27 ) Oração da Ave Maria Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco , bendita sois vós entre as mulheres e bendito é fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Perguntas:
Maria é minha mãe. Eu creio que Jesus entregou sua mãe como mãe de todos nós homens?

Bibliografia
http://www.catequisar.com.br/index.html
http://www.diocese-sjc.org.br/
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.