"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cuidar da nossa casa!

Dom Canísio Klaus

Cuidar da nossa casa!

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No dia de Pentecostes, 24 de maio, o Papa Francisco deu por concluída a Carta Encíclica “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum”. A data foi escolhida a dedo, para expressar o desejo do Papa de se empreender um grande diálogo em torno da preservação do meio ambiente. Assim como no primeiro pentecostes, quando o Espírito Santo propiciou às populações reunidas em Jerusalém a possibilidade de entenderem tudo o que os apóstolos falavam (At 2), é desejo do atual Papa ver as diversas religiões e ciências dialogarem entre si, “visando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres e a construção de uma rede de respeito e de fraternidade”. Nas palavras de Francisco, “a gravidade da crise ecológica obriga-nos, a todos, a pensar no bem comum e a prosseguir pelo caminho do diálogo que requer paciência, ascese e generosidade, lembrando-nos sempre que a realidade é superior à idéia” (n.201).

Diferente do comum dos textos publicados pela Igreja, a encíclica Laudato Si não tem por destinatários apenas os membros da Igreja Católica. Na introdução, o Papa deixa claro que o seu desejo é “entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum”, razão pela qual endereça a carta “a todas as pessoas de boa vontade” (n. 03). Lança “um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta”, ciente de que “todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades” (n. 13 e 14).
Um dos aspectos admiráveis na encíclica, que também a diferencia de outros documentos oficiais da Igreja, é a forma humilde com que o Papa aborda o tema. No número 61, por exemplo, ele diz que “sobre muitas questões concretas, a Igreja não tem motivos para propor uma palavra definitiva e entende que deve escutar e promover o debate honesto entre os cientistas, respeitando a diversidade de opiniões”. Junto a isso, mesmo reconhecendo “que há uma grande deterioração da nossa casa comum”, o Papa não é catastrófico: “A esperança convida-nos a reconhecer sempre que há uma saída, sempre podemos mudar de rumo, sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas”.
Outro aspecto a destacar na carta do Papa é a concepção de que “tudo está interligado”. “Não se pode propor uma relação com o meio ambiente, prescindindo da relação com as outras pessoas e com Deus (n.119). Por isso, “quando não se reconhece a importância de um pobre, de um embrião humano, de uma pessoa com deficiência, dificilmente se saberá escutar os gritos da própria natureza” (n. 113).
Faço votos de que a encíclica de Francisco desperte as lideranças a uma ação mais eficaz na defesa do meio ambiente. E que todas as comunidades abracem a causa do cuidado da nossa casa comum, que é o mundo criado por Deus!

http://www.cnbb.org.br/outros/dom-canisio-klaus-1/16819-cuidar-da-nossa-casa

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.