"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Papa na América Latina

Dom Luiz Demétrio Valentini

O Papa na América Latina


Dom Luiz Demétrio ValentiniBispo de Jales (SP)

Neste domingo o Papa inicia sua viagem pela América Latina. Passará pelo Equador, pela Bolívia e pelo Paraguai. Com tantos países desejando contar com a presença do Papa Francisco, necessita explicação a escolha destes três países. É característica deste papa ressaltar o simbolismo daquilo que ele faz ou deixa de fazer. Também suas viagens se inscrevem nesta intenção de universalizar os seus gestos, destacando o significado de suas iniciativas.

Neste contexto, parece evidente que o Papa fez uma escolha proposital. Ele privilegiou os três países mais pobres da América Latina. Outras visitas ficam para depois. “Primeiro os pobres”! Este o recado que logo deixa para a política, para a economia, e para a Igreja também. Mais que geograficamente, esta viagem se situa na sequência da definição de um surpreendente pontificado.
Lembramos a primeira de todas as viagens do Papa Francisco, poucos meses depois de eleito. Foi o memorável encontro mundial da juventude, no Rio de Janeiro. Aquela viagem já estava agendada, por Bento 16, e precisou ser assumida pelo novo papa, como primeiro grande desafio para a sua missão de “bispo de Roma”, como ele insistia em se identificar. Superou o teste, surpreendendo a todos pela sua simplicidade, e ao mesmo tempo pela desenvoltura ao enfrentar os variados compromissos que tinham sido colocados em sua agenda.
Depois do Rio, todos esperavam por Buenos Aires, imaginando que o Papa retornasse ao seu país, de onde tinha saído como Cardeal, e não tinha mais voltado para casa.
Mas, não! Até hoje não está marcada a viagem para o seu país, a Argentina. Ele deixa bem claro que a prioridade absoluta é cumprir sua missão, relativizando seu compreensível desejo de se reencontrar com seus compatriotas. Tanto mais eles o receberão com respeito e admiração, que ele decidir visitar seu país, não mais como Cardeal, mas como Papa.
Voltando agora para a viagem desta semana, percebemos uma agenda muito carregada de compromissos, que se refletem nos mais de vinte pronunciamentos já marcados. Repartidos de tal modo que sejam destinados aos interlocutores diretos que ele terá pela frente, e ao mesmo tempo válidos para os três países visitados, para os outros países da América Latina, e afinal para toda a Igreja.
Entre os diversos encontros já previstos, alguns se destacam, pela evidente intenção de ampliar seus destinatários. Na Bolívia, por exemplo, o Papa terá um encontro com os diversos movimentos sociais, dando seguimento ao encontro já realizado em Roma, tempos atrás, com alguns representantes desses movimentos, que pela primeira vez recebiam um apoio tão explícito da parte da Igreja. Desta vez, na Bolívia, a presença será certamente muito mais ampla.
Diante da crescente autoridade moral do Papa Francisco, o mundo acompanhará com muito interesse os passos que o levarão nesta semana ao encontro dos povos do Equador, da Bolívia e do Paraguai.
Desde a noite em que apareceu como novo Papa na sacada da Basílica de São Pedro, ele continua pedindo orações. Que Deus o acompanhe nesta viagem, e que suas mensagens sejam bem acolhidas por todos!

http://www.cnbb.org.br/outros/dom-luiz-demetrio-valentini/16816-o-papa-na-america-latina

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.