"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Escutando a voz de Deus

Dom Canísio Klaus

Escutando a voz de Deus

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil convida suas comunidades a abrirem espaço para aprofundarem a temática da Vocação. A motivação está na consciência de que precisamos criar condições para que a voz de Deus possa ser escutada.

Na sociedade atual é difícil de encontrar um lugar livre de um monte de ruídos. Imagino que seja por isso que demoramos tanto em distinguir a voz de Deus, abafada pelos Meios de Comunicação Social, pelas Redes Sociais e apelos do consumismo. Conforme ensinamento da Bíblia, Deus não se manifesta através do barulho, mas sim através das coisas simples e silenciosas. Foi assim que Ele se manifestou ao profeta Elias no monte Horeb (1 Rs 19). O profeta imaginava que Deus haveria de se manifestar através de um furacão, de um terremoto ou do fogo. Mas foi através de “uma suave brisa” que Deus lhe falou. Algo parecido encontramos em Jesus Cristo. Sempre que queria ter um encontro mais pessoal com o Pai, Ele se retirava para a montanha ou ao deserto (Lc 9,28).
A Igreja, ao longo da história, manteve a preocupação de criar espaços apropriados para que Deus pudesse se manifestar. O mais comum destes espaços é a oração, onde se insiste em “não multiplicar as palavras”, mas abrir o coração para que Deus possa dizer a sua palavra. Outros espaços são retiros espirituais, seminários, mosteiros, hospitais, santuários e conventos. Sem silêncio interior, dificilmente se ouvirá a voz de Deus.
Aproveitemos, pois, o mês de agosto para aprofundar os espaços de audição da voz de Deus. Reflitamos sobre a ação de Deus ao longo da história da salvação. Atenhamo-nos, por instantes, na vida das pessoas que escutaram o chamado de Deus e o seguiram nas mais variadas vocações. No primeiro final de semana, dedicado à vocação sacerdotal, olhemos para os padres que trabalharam nas nossas comunidades, batizaram as crianças, presidiram nossa primeira eucaristia, abençoaram os casamentos, fizeram as exéquias de nossos entes queridos e transmitiram a Palavra de Deus. Olhemos também para os padres que hoje estão trabalhando nas nossas comunidades. Procuremos acolhe-los com suas virtudes e em suas fragilidades. Lancemos um olhar para os nossos seminários, onde se encontram os mais próximos candidatos ao sacerdócio. Todas estes, que se tornaram padres ou são seminaristas, em algum momento da vida, ouviram o chamado de Deus e, a exemplo do jovem Samuel, disseram: “Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10).
Que o mês das vocações reaviva a certeza de que a voz de Deus não se calou. Tal qual aconteceu no passado, Ele continua a falar e a chamar pessoas. Rezemos para que nossos jovens, nossas crianças, famílias e lideranças prestem atenção a esta voz e também tenham a humildade em repetir: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”. 
http://www.cnbb.org.br/outros/dom-canisio-klaus-1/17014-escutando-a-voz-de-deus

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.