"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 7 de julho de 2015

Jesus, rejeitado!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena

Jesus, rejeitado!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
Bispo de Guarabira (PB)
Jesus em Nazaré é rejeitado onde nascera e residia com sua família (cf. Mc 6,1-6): “Esse homem não é o carpinteiro?” As pessoas ficaram escandalizadas por causa dele. Assim, cumpre-se a Escritura: "Veio para o que era seu e os seus não o receberam" (Jo 1,11). A falta de fé foi tão grande, a dureza de coração, tão intensa, que "ali não pôde fazer milagre algum!".

A Palavra de Deus nos faz uma grande advertência. Jesus esteve no meio do seu povo, conviveu com ele, falou-lhe e, no entanto, não foi reconhecido pelos seus. Por quê? Pela dureza de coração, pelo fechamento em si mesmo. Nós somos capazes de acolher Jesus que nos vem? Escutamos com fé sua Palavra, quando ele se dirige a nós na Bíblia, aquecendo nosso coração? Acolhemo-lo na fé, quando ele se nos dirige pela boca da sua Igreja católica, ensinando-nos o caminho da vida. Por que Jesus não foi reconhecido como Messias? Porque o Senhor não era um messias do jeito que os nazarenos esperavam: um simples fazedor de milagres ou um resolvedor de problemas. Jesus, pobre, manso, humilde, era também exigente e pedia do povo a conversão de coração. Os nazarenos foram incapazes de ver além das aparências. Enxergaram em Jesus somente o filho de José, o carpinteiro. E, nós, conseguimos olhar para Jesus e vê-lo além das aparências? Somos capazes de escutá-lo na voz dos legítimos ministros de Cristo a própria voz do Senhor? Somos capazes de ouvir na voz da mãe Igreja a voz de Cristo?
 O Evangelho de Cristo é proclamado não somente pela palavra do pregador, mas também pela carne de sua vida. Como anunciar o Crucificado que ressuscitou, sem participar da sua cruz na esperança firme da sua ressurreição? O Evangelho não é uma teoria. O Evangelho é Cristo Jesus presente na nossa vida, de modo que possamos dizer como São Paulo: "Eu trago no meu corpo as marcas de Jesus" (Gl 6,17). Triste do pregador que pensar em anunciar Jesus conservando-se para si mesmo. Toda a vida do pregador deve ser envolvida no anúncio: seu modo de viver, de agir, de vestir, de relacionar-se com os bens materiais, sua vida afetiva, seu modo de divertir-se, seu tipo de amizade. Tudo nele dever ser comprometido com o Senhor.
Hoje, Jesus continua a ser rejeitado, assim como aqueles que ele envia em missão. O mundo distante de Deus, secularizado, zomba de todos e já não crê no anúncio de Cristo que lhe é feito. Quem procura viver e testemunhar fielmente o Evangelho, quem participa da Igreja, muitas vezes, sofre incompreensões entre familiares, colegas de trabalho ou de estudo, dentre outros. Contudo, nessas ocasiões, faz a experiência da força do amor de Deus que nos acompanha e sustenta.
Quando experimentarmos a frieza e a dura rejeição, quando formos ignorados ou ridicularizados por sermos de Cristo, recordemos do Evangelho de hoje. Não tenhamos medo. São muitos os cristãos perseguidos no mundo de hoje, que continuam a ser rejeitados e mortos pela fé em Cristo. Pouco tem sido feito para assegurar o direito à liberdade religiosa onde perdura essa triste realidade.
Entre nós, reine a fidelidade ao Evangelho e o fraterno respeito a todos. Jamais seja alimentado qualquer tipo de forma de violência. Hoje, Jesus Cristo continua a ser rejeitado, assim como aqueles que ele envia em missão. Sejamos fiéis a Jesus de Nazaré.

http://www.cnbb.org.br/artigos-dos-bispos-1/dom-francisco-de-assis-dantas-de-lucena-1/16837-jesus-rejeitado

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.