"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dm Joao Braz de Aviz, visita pequenas missionarias de Maria Imaculada

11923425_1014729618577643_2131953736_nDom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica esteve em São José dos Campos visitando a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fundada por Madre Teresa de Jesus Eucarístico. O cardeal brasileiro, que ocupa um dos mais importantes cargos do Vaticano e é muito próximo do Papa Francisco, veio a São José dos Campos a convite da Irmã Sandra Maciel Notolini, superiora geral da Congregação das Pequenas Missionárias. “Vim aqui agradecer a Deus por esta Congregação e meditar com as irmãs sobre a vida consagrada,” afirmou ele.
O cardeal chegou ao Brasil em julho para visitar familiares. Vindo de Curitiba, chegou em São José dos Campos no dia 16 de agosto. No domingo, visitou 40 irmãs idosas no Lar Dom Epaminondas. Na segunda-feira, encontrou-se com o bispo diocesano de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, e com padre Zezinho no Sanatório Maria Imaculada. Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, Dom João Braz de Aviz passou a manhã na Casa de Oração Cura D’Ars, onde celebrou a Santa Missa e fez uma reflexão sobre a vida religiosa junto com as irmãs. O cardeal falou para cerca de 60 religiosas.
Segundo a Irmã Sandra Maciel Notolini, a visita de Dom João não teve um caráter oficial. “Foi uma visita cordial, foi um bênção de Deus. Também foi um sinal de amizade e uma confirmação muito significativa para o novo governo da Congregação, eleito em novembro de 2014. A visita de Dom João foi uma manifestação de apoio, de uma Igreja muito próxima, muito mãe”, disse emocionada.
A respeito da realidade atual dos religiosos, Dom João explicou: “A vida consagrada hoje pelo mundo tem 3 mil ordens e cerca de 1 milhão de pessoas consagradas. Existem mosteiros que fecham, mas o mesmo número de mosteiros são abertos. Existe um equilíbrio. Na história da Igreja houve altos e baixos. E estamos vivendo um momento de pouca vocação e pessoas muito idosas na vida religiosa. Mas a crise de hoje indica que nosso jeito de viver a vida consagrada, de viver o seguimento de Jesus, tem que se adaptar mais à cultura atual, o que não quer dizer dar menos testemunho dos valores do Evangelho. Quer dizer que temos fazer com uma linguagem que se possa entender, como o Papa Francisco está fazendo.”
E sobre o caminho a ser seguido completou: “Tudo o que você faz é para ser mais irmão. Temos que realmente repartir e de voltar a confiar. Esse é o caminho do Evangelho. E isso, no Ano da Vida Consagrada, está sendo retomado. Queremos olhar para o passado com uma memória grata, para o presente com paixão e para o futuro com esperança, porque Deus é fiel.”
“Para, nós, Pequenas Missionárias, Dom João Braz é um grande amigo. E sua visita foi um presente. Uma graça que recebemos no Ano da Vida Consagrada.”, afirmou Irmã Sandra Notolini, que fez o convite para que viesse passar um dia na casa quando estivesse no Brasil. Para a alegria das irmãs, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica ficou três dias na cidade.
Ana Lúcia Zombardi
Diocese de São José dos Campos
http://www.diocese-sjc.org.br/dom-joao-braz-de-aviz-visita-pequenas-missionarias-de-maria-imaculada/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.