Dom Dadeus Grings
- SEGUNDA, 10 AGOSTO 2015 18:59
- CNBB
Arcebispo Emérito de Porto Alegre
Homem e mulher
A sociedade brasileira sentiu-se agredida pelo projeto enviado aos Estados e Municípios sem contemplar as emendas já introduzidas no Plano Nacional da Educação pelo Parlamento nacional. Além da agressão às formalidades da tramitação, o problema está na pretensão de desconstruir a normalidade da convivência humana, a partir de uma ideologia que, sob todos os pontos de vista, se revelou atentatória ao bem comum e falsa nos seus fundamentos. Parece que haja pessoas – felizmente uma minoria, mas bem ativa – que não se convenceram disto, nem após a implosão do regime soviético.
O problema de fundo está na desconstrução da família, como base da sociedade. É pena que, por causa deste viés, se jogue no lixo um amplo programa de educação social. O Papa Francisco, na sua exortação apostólica sobre a Alegria do Evangelho, adverte que a realidade á mais importante que as idéias. Isto significa que a verdade não está nas idéias, mas na sua adequação à realidade. Há algo de objetivo que garante a verdade das proposições. E é isto que deve ser procurado.
A grande questão do projeto educativo se fixou no que chamam de gênero. Diz que a sexualidade humana é de livre escolha, significando que as idéias estão acima da realidade. Fala-se por isso de ideologia. Na verdade nossa linguagem está baseada no gênero. As línguas neolatinas eliminaram o neutro, classificando todos os substantivos no gênero masculino ou feminino. Urge-se a concordância dos adjetivos ao seu gênero. Quem não o fizer está errando a linguagem, ofendendo o ouvido e a sensibilidade de quem recebe a mensagem.
A sociedade tem distinguido, de muitos modos, o gênero dos seres vivos. Nas plantas e nos animais a questão é exclusivamente biológica. No plano humano, a partir do uso da razão, se introduzem novas modalidades, muitas das quais se atêm exclusivamente à cultura de cada povo. Seja exemplo o modo de vestir, de se arrumar, de pintar o cabelo, os lábios e as unhas, no perfume a ser usado e alguns costumes de relacionamento... A previdência social, não sem certa contradição, com os dados da longevidade, estabelece uma idade inferior às mulheres para a aposentadoria. O mesmo acontece com o dispositivo jurídico da maioridade. Dentro do regime do gênero, será dado a cada um optar pelo regime que quer seguir, tanto para a aposentadoria, para a maioridade como para os banheiros?
Ao longo de um amplo e intenso desenvolvimento humano em acolher as características de cada sexo, tentou-se proteger a população de eventuais abusos, hoje particularmente da pedofilia. Reconhece-se a necessidade de amparar a pessoa humana contra aberrações que se concentram particularmente na sexualidade, tentando evitar a promiscuidade e os crimes ligados a esta esfera. Reconhecemos a inocência das crianças que devem ser protegidas, tanto dos meios de comunicação como na convivência diária,sob pena de traumas irreparáveis.
No passado não muito remoto, a questão da sexualidade era encoberta pelo pudor. Em muitos ambientes se considerava um tabu. Só transbordava nas piadas que desciam abaixo da cintura. Hoje, ao invés, o tema é amplamente ventilado. Quer-se inseri-lo até nas escolas. Na Alemanha se falava da curiosidade mórbida de espiar por debaixo das cobertas. O resultado foi funesto, gerando uma sér4ie de crimes passionais, que hoje abalam a sociedade.
A pergunta que se faz é como tratar destes assuntos. Quando a opinião pública começa a concentrar sua atenção sobre a sexualidade, somos forçados a dar razão a Freud de que a vida humana se reduz a ela. A primeira resposta a este desvio está em não confundir os sexos, nem reduzi-los a puras idéias, eventualmente manipuláveis pela educação. As consequências são suficientemente trágicas para não se perceber sua gravidade.
Há, infelizmente, uma campanha amplamente orquestrada, de destruição da família. Quer-se tirar-lhe o suporte da natureza, flexibilizando suas propriedades. A família certamente está ligada à sexualidade. Por isso o ambiente próprio para a sua educação está ali: um pai, uma mãe e seus filhos, irmãos e irmãs. Há uma base biológica, muito anterior às idéias e à organização estatal. Ali se encontra vida, amor e uma rica diversidade de relações de esposo e esposa, de pais e filhos, de irmãos e irmãs, de tios e tias, primos e primas....
O Papa João Paulo II, na sua exortação apostólica sobre a família, assegurou que a futuro da humanidade passa pela família. O Papa Bento XVI, na mesma direção, proclamou a família patrimônio da humanidade. Deve-se, por isso, investir nela. Ali encontramos os melhores momentos de nossa vida. O tempo que lhe dedicamos a torna tão importante para nós. Na minha cartilha sobre as 10 maravilhas da natureza, coloquei-a com destaque. Ela é bela e encanta!
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