"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lançamento de projeto e exposição sobre a Laudato Si' marcam reunião das Pastorais Sociais

As coordenações das Pastorais Sociais, Organismos e Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reunirão, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF), entre os dias 18 e 20 de agosto. Na ocasião, além da pauta de avaliação e planejamento da atuação nas bases de cada pastoral, haverá o lançamento do projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a cidadania e a incidência política” e uma exposição da temática da encíclica do papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”.
Saúde

A iniciativa sobre “Direitos Sociais e Saúde” contribuirá para a melhoria do acesso de grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde pública, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando, assim, “que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de seguridade social”.
O projeto é uma parceria da Pastoral da Saúde Nacional, do Gritos dos Excluídos Continental, das Pastorais Sociais da CNBB e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). As entidades integram o Programa Justiça Econômica. O financiamento da ação tem apoio da União Europeia e da Agência Católica para a Cooperação Internacional da Inglaterra e País de Gales (Cafod).
O lançamento acontecerá no dia 18 de agosto, às 19h.
Encíclica
A Encíclica do papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”, publicada no dia 18 de junho, também está na pauta do Encontro das Coordenações das Pastorais Sociais, Organismos e Setor Mobilidade Humana da CNBB.
Um grupo de trabalho formado por agentes de pastorais, assessores da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e pessoas com atuação em movimentos sociais articula a realização de atividades, monitoramento e processos para maior conhecimento do texto que aborda as preocupações do papa a respeito da ecologia humana e do clima no planeta.
Uma das primeiras iniciativas da equipe será durante o encontro. No dia 19, quarta-feira, haverá um painel, na parte da manhã, sobre o conteúdo do texto do papa Francisco. À noite, haverá um momento aberto a agentes de pastorais da arquidiocese de Brasília (DF) e membros da sociedade para tratar do tema.
Planejamento
A partir da reflexão da avaliação da caminhada das Pastorais Sociais frente aos desafios da atualidade, as coordenações irão planejar a missão de cada grupo para o quadriênio 2015 a 2019. 
A pauta da reunião ainda conta com a celebração eucarística, análises de conjuntura (eclesial, econômica e política), informes sobre a pesquisa sobre a ação social da Igreja Católica, painel sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) e planejamento em grupo das ações das Pastorais.
Grito dos Excluídos
Às vésperas da 21ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorre desde 1995 no dia 7 de setembro, haverá uma reflexão sobre o questionamento proposto no lema deste ano: “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Tradicionalmente, o tema de todas as edições é “Vida em primeiro lugar”.
O 21º Grito dos Excluídos pretende em seus eixos unir os trabalhadores em uma pauta comum, na busca de direitos; pedir transparência na concessão e democratização dos meios de comunicação social e questionar os valores apresentados pelas grandes empresas de mídia. Além disso,  objetiva a busca de garantia aos direitos sociais; o enfrentamento às diferentes formas de violência; a compreensão da função do Estado; a participação política; e a mobilização popular.
http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais-1/caridade-justica-e-paz/17116-encontro-das-pastorais-sociais-tem-na-pauta-lancamento-de-projeto-e-reflexao-sobre-enciclica

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.