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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Iniciação a Vida Cristã: "Período de purificação e iluminação"

  Dom Julio Endi Akamine
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa
 15/08/2014 
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Querido leitor do JORNAL O SÃO PAULO, refletimos nas edições anteriores que no contexto cristão, iniciação consiste no processo de admitir uma pessoa como membro da comunidade eclesial, significa também tornar a pessoa capaz e idônea de viver como cristão e de celebrar a Sagrada Liturgia. Iniciação à vida cristã é, portanto, um processo em que uma pessoa se torna realmente cristã.  
Este processo é uma ação continuada e prolongada no tempo, consiste numa sequência de ações (anúncio e catequese, diálogo e serviço, presença, testemunho e vida sacramental), ações essas que apresentam unidade e coerência entre si em vista de um fim que é o de fazer uma pessoa discípulo e missionário de Jesus Cristo.
A iniciação cristã é um caminho formado por diversos elementos: o anúncio da Palavra de Deus, o acolhimento do Evangelho, a conversão pessoal, a profissão de fé, o batismo, a confirmação e a eucaristia.  
Neste caminho a primeira ajuda vem dos pais que apresentam os filhos para o batismo, que ensinam os primeiros passos na fé, que os levam à missa dominical, os catequistas que preparam para a Primeira comunhão e para a Confirmação, os padres que atendem as confissões, os outros fiéis que rezam pelo iniciado para que seja um bom testemunho de Jesus Cristo: todas essas pessoas nos introduziram no “ser cristão”.  
Das quatro etapas que compõe a iniciação cristã já refletimos  o pré-catecumenato (querigma) e  a catequese catecumenal,  hoje gostaria de refletir a terceira etapa:  o período de purificação e iluminação e em outro momento a quarta etapa: a mistagogia.  Como podemos perceber, as etapas pressupõem uma progressão rumo à maturidade na fé, uma caminhada feita de crescimento e de passagens, uma educação da fé que vai gradativamente avançando rumo à plena inserção na comunidade da Igreja.  
Depois das duas primeiras etapas, encerra-se o catecumenato propriamente dito e se dá início ao período da purificação e da iluminação. É nesse momento que o catecúmeno declara diante do bispo ou do seu representante o desejo e a decisão de se tornar cristão. O bispo, então, ouvindo o testemunho dos padrinhos em favor do catecúmeno, acolhe e o declara apto para uma preparação imediata aos sacramentos da iniciação cristã. 
Esse período de purificação e de iluminação é um tempo em que se realça mais o cultivo da vida interior. O Catecúmeno procura purificar seu coração e aprofundar a conversão pelo exame de consciência e pela penitência e a sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de cristo salvador.  Tudo isto se faz por meio de vários ritos, sobretudo pelos «escrutínios» e pelas «tradições».  
O período de purificação e de iluminação conduz imediatamente à celebração dos sacramentos da iniciação cristã. 
Assim na noite de páscoa os eleitos recebem os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia. Tendo recebido o perdão dos pecados, o catecumeno é incorporado ao Povo de Deus, torna-se filho adotivo de Deus, é introduzido pelo Espírito na prometida plenitude dos tempos e, pelo sacrifício e refeição eucarística passa a viver,  por antecipação, o Reino de Deus.  (RICA, 21-26).


Artigo publicado no Jornal O São Paulo - 12/08/2014

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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