"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Natal, a ternura de Deus nos visita

Dom Adelar Baruffi
Bispo de Cruz Alta (RS)


Com queremos viver o Natal? Alguns pontos falam alto na celebração natalina, para que ela se torne bela e seja fonte de muita alegria.
Maravilhar-se! “O que é o homem, para que dele te lembres? O ser humano, para que o visites?” (Sl 8,5). Qual a razão de que nos alegremos com a celebração do Natal?
Tomo como exemplo o encantamento do salmista diante da grandiosidade e beleza do universo, criatura de Deus, e do lugar que nele tem o ser humano. Temos a mesma atitude de transbordamento de alegria e maravilha diante de tão grande mistério: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou.” (Lc 1,68). Somos visitados por Deus. Não somos nós que o buscamos, mas Ele, qual Pastor, vem em busca das suas ovelhas e, como Bom Samaritano, manifesta toda sua misericórdia inclinando-se sobre nossas feridas e tomando-nos nos ombros. Vem trazer à humanidade o caminho da paz e da fraternidade, tão necessários ainda hoje! Como não maravilhar-se, festejar e se alegrar?
A simplicidade! Deus se fez pequeno, voluntariamente se esvaziou para chegar até nós, “tornando-se semelhante aos homens” (Fl 2,7). Dizia Santa Terezinha: “É próprio do amor abaixar-se.” Como poderíamos nós, humanos, chegar até Deus, se Deus não viesse ao nosso encontro, ao nosso nível, segundo nossas possibilidades? “A Palavra eterna fez-se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós.” (Bento XVI, Verbum Domini, 12). Deus mostrou-se no rosto humano de Jesus de Nazaré. Mas precisamos da fé para reconhecê-lo, pois ele é igual a tantos outros: “um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.” (Lc 2, 12). O caminho da vinda de Deus até nós é simples, austero e pobre. Assim, o caminho humano de acolhida de Deus pede que “nos tornemos como crianças” (Mt 18,3), que sejamos solidários. Por isso, os pastores sabem ler o sinal, bem como os pobres, que logo se alegram e bendizem a Deus, como Simeão e Ana, no templo (cf. Lc 2,25-38). Quem não compreender este mistério da pequenez de Deus, não conseguirá celebrar o Natal. No máximo, fará festa!
O presépio. É salutar o costume, que a tradição remonta a São Francisco de Assis, do presépio natalino. Num tempo de tantas distrações, que acabam até desvirtuando o sentido do Natal, o presépio nos conduz ao essencial. Demos ao presépio um lugar de destaque em nossas casas, não a outros adereços que distraem. Fixemos nosso olhar no Menino, pequeno, despojado, entregue aos cuidados de Maria e José. Ele é o Emanuel, Deus-conosco! Peçamos a Maria, seu olhar materno para contemplá-lo. Contemplemos a criação toda que se alegra com a chegada do Messias.
Abençoado Natal a todos e “paz na terra aos homens por ele amados.” (Lc 2,14).

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17834:natal-a-ternura-de-deus-nos-visita&catid=432&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.