"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Olhe para as montanhas e eleve sua alma

IMG_5299
“Uma alma que se eleva, eleva o mundo inteiro.” Beata Elisabeth Leseur
O que podemos aprender com as montanhas?
Primeiro, de um ponto de vista científico, devemos entender que existe diferença entre montes, montanhas, serras, cordilheiras… Cada qual com suas características; são umas das mais belas criações de Deus, e ajudam a formar o nosso mundo geográfico, geologicamente falando. As denominações mais antigas indicavam as montanhas como conjuntos de montes, que, por sua vez, seriam elevações consideráveis do terreno.
No entanto, hoje não iremos nos ater em definições, mas em que nos representam visualmente.
Você já parou para admirar a beleza das montanhas? Nós que moramos no Vale do Paraíba/SP, temos o grande privilégio de estarmos cercados de montanhas, entre a serra do Mar e a serra da Mantiqueira. Ambas são maravilhosas. Mas para entender o que elas realmente querem nos dizer é preciso admirá-las com os olhos do coração, é preciso elevar a alma!
Que beleza poder olhar para essas elevações de pedra e terra, sempre tão altas, firmes, cheias de cores e de vida… Lembram-nos que é necessário “olhar para o alto”, que temos de deixar de olhar para nós mesmos para estar com Deus e ouvir Sua voz.
Em toda nossa história, os montes ou as montanhas, tiveram um papel interessante. Veja bem:
Em Gênesis, depois do grande dilúvio, em que Deus arrasou a terra, quando talvez Noé estivesse perdendo a esperança de refazer a vida… enquanto ainda estavam na arca, envoltos por água de todos os lados, qual foi o primeiro sinal de terra que viram? Os cumes das montanhas! Leia Gênesis 8,5.
Depois, foi num monte (Sinai) que Moisés recebeu de Deus os Dez mandamentos.
Leia também: A lição de um girassol
Foi num monte (Tabor) que Jesus se transfigurou diante de Pedro, Tiago e João e lhes mostrou um raio da Sua divindade; foi num monte, às margens do mar da Galileia, que Jesus fez o grande Sermão da Montanha; era nos montes que Ele se recolhia para rezar, estar na intimidade com o Pai. Foi num monte que multiplicou os pães. Foi num monte (das Oliveiras), que Ele suou sangue na Sua agonia mortal, quando aceitou a vontade do Pai e se preparou para declarar Seu amor por mim e por você… Enfim, foi num monte, no alto do Calvário, que Jesus deu sua vida e derramou seu sangue por nós! Ali ele “matou” a nossa morte eterna com a Sua morte e abriu para a humanidade um Mar de Misericórdia. E foi do monte das Oliveiras que Ele subiu aos Céus.
Sim, Deus nos fala nas alturas; e as alturas falam de Deus. Por isso, os monges gostam de colocar seus mosteiros nas alturas, bem acima das misérias do mundo.
O salmista canta com alegria o poder de Deus revelado no rosto das montanhas:
“Nas Suas mãos estão as profundezas da Terra,e os cumes das montanhas lhe pertencem” (Sl 94,4).
Olhando para essas belas montanhas da Mantiqueira, notamos um detalhe interessante. Nos seus picos foram formadas duas imagens, que o nosso povo chama de “homem deitado” e “focinho de cão”; um ao lado do outro. Parece até que Deus quis desenhar na pedra bruta do monte o rosto humano, criado à sua imagem e semelhança, para nos mostrar a sua grandeza, e o amor que tem por cada homem. Ao lado, um cão, o animal que mais lhe é fiel.100_msgs_menor
São Domingos de Gusmão quis que os seus dominicanos assim se chamassem, porque os queria como “Domini canis” (= cães do Senhor). Que seus filhos fossem fiéis a Deus como o cão é fiel a seu dono. Quem sabe olhar para a pedra fria da montanha é capaz de ver nela uma mensagem de Deus. Se até na pedra da montanha Deus pode esculpir um rosto animal e um rosto humano, é preciso deixar que Ele possa esculpir em nossa alma o Seu Rosto divino. São Paulo disse que “Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem do Seu Filho” (Rom 8,29)
Certamente se passaram séculos para o rosto humano ser moldado na pedra da montanha rígida; da mesma forma Ele usa toda a nossa vida para que Seu Rosto seja moldado em nosso coração.
Prof. Felipe Aquino
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/02/25/olhe-para-as-montanhas-e-eleve-sua-alma/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.