"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pentecostes o Espírito de Deus age na humanidade

artigosPe. Edinei Evaldo Batista, Pároco da paróquia Santa Teresinha
| Artigo publicado no Jornal O Vale (14 de maio de 2016)
A Liturgia católica celebra neste final de semana a solenidade de Pentecostes, ou seja, o 50º dia depois da Páscoa, quando os apóstolos de Jesus receberam o Espírito Santo. Trata-se de uma festa cristã derivada, porém, da tradição judaica, primeiramente num contexto agrário, como ocasião da semeadura e depois num contexto religioso, comemorando a chegada do povo de Israel no Monte Sinai, onde Moisés recebeu a Lei divina para transmitir ao povo.

Esta solenidade conclui o Tempo Pascal e, para os que participam da sua celebração, atualiza o envio do Espírito Santo, como primeiro e maior fruto da ressurreição de Jesus. É Ele que semeia nos corações a sabedoria e a graça vindas de Deus para que todas as pessoas produzam os frutos do amor. É Ele, também, a Nova Lei, inscrita no íntimo de cada ser humano em vista de seu crescimento e de sua fecundidade evangelizadora.
A obra redentora realizada por Jesus Cristo com sua vida, morte e ressurreição se completa com a chegada do Espírito Santo como garantia de que a vida nova oferecida pelo Filho de Deus à humanidade vai se realizar, nem tanto pelo esforço humano, mas como dom divino.
Conhecendo a limitação daqueles frágeis pescadores da Galiléia para levarem à frente a missão que lhes confiara, Jesus lhes dá o mais precioso dos presentes para que possam compreender mais profundamente a sua mensagem, ser fiéis ao seu projeto e testemunhar a sua vida.
O tempo passou e as suas características mudaram, mas é o Espírito Santo que continua favorecendo às pessoas crer, viver, perseverar e anunciar o Evangelho. O Espírito Santo é a presença divina em cada ser humano, graças aos sacramentos do Batismo e da Crisma, para recordar as palavras e os ensinamentos de Jesus, levando ao testemunho do Evangelho, que promove o crescimento pessoal e renova a sociedade.
A solenidade de Pentecostes deve encher os cristãos de alegria, pois declara que para a vivência da fé, para o seguimento de Jesus e para o cumprimento de sua missão têm o auxílio divino na pessoa do Espírito Santo. Quem acompanha os cristãos e os faz capazes de ser discípulos-missionários de Jesus Cristo é o próprio Deus.
O Espírito Santo trabalha silenciosamente no interior dos corações, movendo-os para ser e agir como Jesus, impulsionando-os a amar e a servir, iluminando-os para reconhecer os próprios pecados, deles se arrepender e pedir perdão, fortalecendo-os para vencer os obstáculos que atrapalham as pessoas de ser sal da terra e luz do mundo com suas boas obras.
Ele é a fecundidade que favorece às pessoas produzir frutos que permanecem, encontrar a alegria e a paz que não se acabam e contribuir para a história ser diferente, renovando-a com os seu dons, apresentados pela Sagrada Escritura como Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor (cf. Is 11, 2-3) e como Amor, Alegria, Paz, Paciência, Delicadeza, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio de si (cf. Gl 5, 22-23).
A sensibilidade popular para com a pessoa e a ação do Espírito Santo é muito profunda e significativa, expressando-se nas tradicionais festas do Divino, caracterizadas pela alegria, pelas danças e pela distribuição de comida, sobretudo doces.
A simplicidade aliada à criatividade por parte do povo testemunha uma fé profunda e verdadeira: O Espírito de Deus age na Igreja e na história, conduzindo a humanidade pelos caminhos determinados pela sabedoria e o poder divinos. Mesmo sem ter estudado teologia, em sua fé autêntica o povo sabe reconhecer as maravilhas de Deus em seu favor.
A celebração da vinda do Espírito Santo torne cada cristão mais consciente do quanto é ajudado por Deus para ir sempre na direção indicada pela sua vontade e o faça sempre mais amigo do grande presente que o Senhor deu aos seus amigos: o seu Espírito.

http://www.diocese-sjc.org.br/pentecostes-o-espirito-de-deus-age-na-humanidade/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.