Quinta-feira, 2 de junho de 2016 – 9ª Semana do Tempo Comum
Marcos 12,28-34
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 28 um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32 O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Há um particular essencial neste Evangelho: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Quem não se ama, não ama. Quem não se estima, não estima. Você se ama de verdade? Você se quer bem? Você alimenta uma boa medida de autoestima, autoconceito, autoimagem? Somos a mais excelente obra da criação de Deus. Pergunto, então: Podemos não nos amar, não nos valorizar? A vida é um dom insubstituível. A valorização da nossa vida depende, necessariamente, desse auto-amor, que não é, na concepção de Deus, narcisismo. Se assim fosse, já não seria mais aquele amor original pensado por Deus. Precisamos, sim, nutrir um amor equilibrado por nós mesmos. Afinal, essa é a condição para podermos amar os outros filhos e filhas de Deus. O auto-amor jamais será excludente. Para quem tem uma espiritualidade saudável, o próximo deveria ser necessariamente, o lugar do encontro com Deus.
Oração
Senhor Jesus, Tu que és a fonte do amor autêntico e que me criaste à tua imagem e semelhança, ensina-me a amar para ser mais semelhante a Ti. Concede-me a graça de nutrir por mim mesmo(a) um amor altamente equilibrado para que, amando-me, eu possa amar os meus semelhantes através da solidariedade, da partilha, do serviço gratuito e da doação total de minha própria vida. Faze que eu ame o próximo de forma verdadeira e incondicional. Que todos quantos se aproximarem de mim, possam sentir em mim Tua presença amorosa. Dá-me, Jesus, a graça de ser reflexo do Teu infinito amor na família, no trabalho e na vida em comunidade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito amor a Deus e a teus semelhantes.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano