"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O samaritano misericordioso

Dom Adelar Baruffi
Bispo de Cruz Alta


A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), página do evangelho proposta para o 15º Domingo do Tempo Comum, assume uma singular importância no contexto do Ano da Misericórdia que estamos vivendo. No centro do relato encontramos a atitude compassiva de um dos viajantes, diante da surpresa de um homem caído semimorto à beira do caminho. O evangelista Lucas sublinha, várias vezes, a misericórdia como um traço característico de Jesus Cristo e dos seus seguidores. Jesus se fez o Bom Samaritano. Assumiu as dores e o mal da humanidade para curá-las. Fez-se próximo dos doentes e sofredores: visita-os, toca-os, estende a mão, não tem medo de estar com eles. O remédio é o amor compassivo.

Esta parábola ajuda-nos a pensar sobre a solidariedade, a misericórdia e a compaixão. O samaritano se deixa interpelar pela necessidade do outro, não passa adiante, voltado sobre si mesmo e suas preocupações, mas permite se colocar em suas mãos.Também não busca teorias para explicar o ocorrido ou para justificar o fato.O amor misericordioso do samaritano não foi um mero sentimento, mas traduziu-se em atitudes: ver, compadecer, aproximar, curar, colocar no próprio animal, levar à hospedaria e cuidar. Por isso, a figura do samaritano é modelo para toda a vida cristã, na superação da indiferença e insensibilidade. O samaritano é aquele que, em face da necessidade do outro, a assimila e se deixa transformar por ela. Não só porque cuida do ferido e lhe dá abrigo, mas porque o faz em prejuízo dos seus próprios planos iniciais. 
A primeira atitude do samaritano foi enxergar a realidade. Ele não ignorou a presença de alguém caído, de alguém que está ferido, sofrendo e que se encontra à margem da estrada. Chegou junto dele, não evitou o encontro. Ele deixou-se afetar pela presença do violentado que jazia quase morto. Bom samaritano é quem se comove diante da desgraça do próximo. Quem tem medo de “tornar-se próximo” não sentirá compaixão. O samaritano deu tudo de si: seu tempo, seu dinheiro e sua montaria. E, no fim, não buscou recompensa pelo bem realizado. Agiu gratuitamente. Nem sequer sabe-se seu nome. 
Este é o modo como Jesus amou. Amor “ágape”, que supera todas as outras compreensões de amor. Suas características são a gratuidade e a alteridade. Busca fazer o que é melhor para o outro. Doa-se totalmente para o bem do outro. É um ato de vontade, buscado livremente. É mais do que doar alguma coisa ou uma quantia em dinheiro, é a doação de si. Quando o samaritano viu o ferido não houve atração física (eros), não era um membro de sua família, não era seu amigo (filia) e nada podia lhe retribuir. Então, qual a motivação para ajudá-lo? Simplesmente porque era um ser humano e estava necessitado! A misericórdia é totalmente gratuita.
“Aquele que usou de misericórdia para com ele” (v. 37), se fez seu próximo. O convite é que nos tornemos parecidos com Jesus, o Bom Samaritano. É um caminho que deve ser construído, livremente almejado. Não é instintivo ou espontâneo. Tornar-se próximo, misericordioso, é fruto de uma aprendizagem, sem discriminações, para curar as feridas físicas, morais e espirituais. O convite de Jesus é claro: “Vai e faze a mesma coisa.” (v. 37).

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19081:o-samaritano-misericordioso&catid=432&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.