"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A Juventude na Igreja

Dom Adelar Baruffi
Bispo de Cruz Alta


Que reação temos quando vemos, todos os dias, jovens sendo mortos, vítimas da violência? O que nos faz pensar o fato de que a maioria dos que estão nas penitenciarias são jovens? Qual será seu futuro? Que caminhos a Igreja pode oferecer para que nossos jovens possam realizar seus sonhos, serem felizes e fazerem este mundo ser melhor?
“A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade” (CNBB, Doc. 85, n.1). A Igreja olha com amor e esperança para a realidade dos jovens e lhes apresenta Jesus Cristo e o projeto do Reino. Convida-os a um encontro com Jesus Cristo. Anuncia e testemunha o que crê: “quando o discípulo está apaixonado por Cristo não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva. De fato, o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro.” (DAp, n.146). Com este olhar de discípulo, que acolhe a luz de Cristo que tudo ilumina (cf. Jo 1,9), o jovem lê a realidade na qual está inserido, com suas alegrias e também desafios. Permite que este mesmo olhar ofereça sentido para a vida e, a partir dele, constrói um projeto de vida, para ser, na Igreja e no mundo, “sal” e “luz”. O encanto por Jesus Cristo desperta nos jovens as melhores energias para serem protagonistas da civilização do amor.
Com alegria e esperança recebemos, nestes dias, a notícia que o Papa escolheu o tema“Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” para a realização da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizará em outubro de 2018, em Roma.
A presença da Igreja na realidade juvenil sempre se expressa de vários modos. Os caminhos podem ser as pastorais da juventude, os movimentos, as congregações religiosas com seus carismas próprios ou as novas comunidades. Todas, porém, existem na comunhão da Igreja diocesana, coordenados pelo Setor Diocesano da Juventude. A comunidade eclesial é o lugar privilegiado de educação da fé dos jovens, de construção de um processo que continue o caminho do discipulado iniciado na catequese de iniciação cristã. Dizia o Papa Bento XVI: “Vós sois o presente da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada.”(10/05/2007). Os desafios e os sonhos dos jovens são os da Igreja. A paz, a justiça, a misericórdia, a vida para todos, a não violência e o cuidado da casa comum, são alguns dos sonhos dos jovens, sementes de novas relações e do mundo sonhado por Jesus de Nazaré.
Para animar toda esta caminhada de evangelização, nossa diocese realiza, no dia 30 de outubro, o Encontro Diocesano da Juventude, que reunirá todos os grupos organizados de jovens da Diocese. Os jovens querem, em comunhão com o Dia Nacional da Juventude, refletir sobre o tema “Juventude e nossa casa comum” e o lema “Vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17). A partir da Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, serão abordados os temas da pessoa humana no centro da criação; a comunhão universal com a casa comum; a conversão e espiritualidade ecológicas. O cuidado com a vida, sobretudo a vida humana, da sua concepção até sua morte natural, pela sua sacralidade, é o espírito que perpassa todo encontro. 
Quanto entusiasmo, alegria e doação encontramos nos rostos dos jovens que estão no caminho do discipulado de Jesus Cristo. São jovens liderando grupos, projetos, movimentos, pastorais, comunidades e serviços eclesiais.  Por isso, são convidados a serem os “apóstolos dos jovens”. “Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados com plena possibilidade de realizar-se.” (Bento XVI). 

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19669:a-juventude-na-igreja&catid=432&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.