Terça-feira, 4 de outubro de 2016 – São Francisco de Assis
Lucas 10,38-42
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
A pessoa que caiu nas garras do ativismo não se permite mais parar nem para refletir se aquilo que é fruto do corre-corre está atingindo os objetivos desejados. No ativismo a dispersão toma conta. Vive-se numa inquietação. Contemplação, por sua vez, é a capacidade de silenciar interiormente, de parar, de meditar para entender e assimilar interiormente o objeto da contemplação que é o próprio Deus. Deveríamos encontrar o equilíbrio entre uma situação e outra. Ter tempo para Deus e ter tempo também para as pessoas. Na contemplação o discípulo sempre se coloca na dinâmica da escuta. Quem escuta atentamente consegue discernir melhor o que é bom, o que é certo, o que vale, o que é importante. No geral o contemplativo não perde tempo com coisas insignificantes, periféricas e sem fundamento. A missão e as consequentes atividades da pessoa contemplativa se tornam muito mais produtivas e significativas. Talvez tenha sido por isso que Jesus disse a Marta: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
Oração
Senhor Jesus, imagem visível do Deus invisível, fonte sagrada de toda contemplação, permite-me que Te contemple a Ti, como único Deus salvador e Senhor da minha vida. Concede-me a graça de sentar diariamente aos Teus pés sagrados para ouvir Tua Palavra. Ajuda-me a ser uma pessoa equilibrada na administração do tempo. Que eu tenha a capacidade interior de saber dar tempo para Ti e para as pessoas, numa atitude de profunda acolhida. Elimina do meu coração toda inquietação e ansiedade que não me permitem discernir o que é o mais importante, o melhor, o que é bom, o que é certo, o que realmente vale no corre-corre da vida. Concede-me a capacidade de ser uma pessoa com maior profundidade espiritual para ter a graça de experimentar e desfrutar de Tua transformadora e insubstituível presença. Entra, Jesus, em minha vida com Tua luz maravilhosa. Ilumina-me para não me perder no ativismo, na dispersão e agitação interior. Coloca em mim aquela lucidez que me fará escolher sempre a melhor parte. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito equilíbrio na vida de contemplação/ação...
Vai meu abraço e minha prece.
Padre Renato dos Santos – SDB - No Ano da Misericórdia!