Quarta-feira, 30 de novembro de 2016 - Santo André
Mateus 4,18-22
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18 quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus faz o mais importante convite: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Largar tudo! Deixar tudo! Atitude comprometedora que não condiz em nada com o sistema no qual estamos vivendo. Neste mundo maquiavélico, dilacerado pela tentação de possuir desvairadamente, o despojamento nos devolve a capacidade de sermos verdadeiramente livres. Infelizmente tenho amigos que estão sacrificando tudo para possuir mais. Sacrificam a família, a amizade, o lazer, a boa convivência, a leitura, a reflexão, a oração, etc... Decididamente, não vale a pena. Ter mais coisas ou dinheiro, sacrificando as maiores riquezas que já possuímos, que são as pessoas e os valores fundamentais da vida, é sinal de desequilíbrio. Não esqueçamos que a 3ª tentação de Jesus no deserto foi sobre o Ter e o Poder. E Ele resistiu dizendo que só Deus merecia sua adoração. Há quem deixa de lado a adoração a Deus para adorar as coisas. Ledo engano! Oxalá tivéssemos muitos bens para sermos, efetivamente, mais solidários. Nada nos pertence. Nem a vida nos pertence. É de Deus.
Oração
Senhor Jesus, somente Tu és Palavra eterna do Pai que me convoca para a missão. Passa pelo mar revolto da minha vida, da minha casa, da minha família, do meu ambiente de trabalho. Toca meu coração humano, tantas vezes insensível aos Teus apelos de despojamento, de seguimento e de mudança de vida. Ensina-me a ser mais obediente à Tua palavra que opera milagres, que opera transformações. Ajuda-me a sair do desânimo, do cansaço, do tédio, da mesmice. Dá-me o dom da criatividade, da ousadia, da coragem, da luta e da capacidade de enfrentar as adversidades da vida para ser um(a) bom(a) pescador(a) de pessoas. Que as dificuldades não me façam desistir de pescar pessoas para Ti. Em Ti, Jesus, eu quero ter a coragem de lançar as redes dos meus ideais e dos meus sonhos para águas mais profundas. Ajuda-me a ajudar outras pessoas a terem um encontro vital Contigo, envolvendo-as na Tua missão transformadora. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita transformação interior.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.