"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sinais de Natal

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba(MG)



Quando vemos uma fumaça, entendemos que há grande possibilidade de fogo. Os sinais natalinos, dentro de uma dimensão de fé, não são dessa forma. Eles revelam uma realidade plausível da presença de Deus na história. Jesus Cristo não é mais sinal, mas o Filho que revela a identidade do Pai na ação concreta do Espírito Santo, visibilizando a presença da Santíssima Trindade.

A missão de Jesus foi de dar nova vida às pessoas cegas, mudas, surdas, inválidas e mortas dentro das diversas culturas e dos diversos tempos. Suas práticas sinalizavam o caminho por onde Ele deveria percorrer despertando naqueles que encontrava o sentido da vida. Alertava sempre às multidões que O acompanhavam, que fazer o caminho da perfeição, não é fácil e supõe muita determinação.
Ao escrever esta matéria, na Colômbia acontecia a tragédia chapecoense, caindo o avião que levava a delegação de jogadores, tirando a vida de tantas pessoas. O luto tomou conta de todo o Brasil, despertando o sentido da fé, que não pode ser minado pelo fato do acidente, mas sinal de fragilidade da tecnologia, que deve aumentar a esperança como o caminho de superação e de confiança em Deus.
A esperança é sinal de vida, de confiança, como acontece com o Natal, sinal da vinda e do nascimento do Senhor. A presença do Filho de Deus reanima os desanimados, transformando-os em sujeitos resistentes e construtores de sua própria história. Jesus nasce trazendo a certeza da vitória da justiça, mesmo a gente achando que a injustiça esteja prevalecendo.
 As curas praticadas por Jesus são sinais que mostram sua solidariedade com os sofredores de seu tempo. Era uma forma de tirar essas pessoas da exclusão física e social, como anúncio da Boa notícia aos pobres, porque sempre falava em evangelizar os pobres. Era levar a Boa-nova como esperança e força para o refugo da sociedade. Com isto Ele causava até escândalo para muitos.
Um dos sinais de Natal, apresentado pelos textos bíblicos do tempo do Advento, foi a presença e atuação do profeta João Batista, abrindo caminho para a chegada de Jesus, o Messias esperado pela humanidade. Com austeridade e firmeza, João Batista anunciou tempos novos, a chegada do pleno reinado de Deus libertador, superando a força do deus dinheiro e do poder que oprime. 

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19918:sinais-de-natal&catid=369&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.