Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 – São Cirilo e São Metódio
Marcos 8,14-21
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14 os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15 Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16 Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17 Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18 Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20 Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21 Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Nem sempre temos a capacidade de fazer a experiência profunda de que estar com Jesus é ter a solução para todos os problemas. Os Apóstolos estavam com Ele e ainda não coseguiam perceber que Ele já tinha feito coisas maravilhosas. Exemplo concreto foi a multiplicação dos pães. Eles não se davam conta que o poder de Deus não tinha limites. Deus é onipotente. Depois de tantos sinais de multiplicação os Apóstolos deixavam-se levar pela dúvida. E Jesus simplesmente dizia: “E ainda não compreendeis?” A preocupação dos Apóstolos era o estômago e, a de Jesus, o crescimento na espiritualidade. Como refletimos dias atrás, a expressão “coração” quer simbolizar, biblicamente, aquele espaço onde é refletida a consciência do ser humano. Hoje vemos Jesus dizer: Vós tendes o coração endurecido? Coração endurecido, neste caso, significa falta de sensibilidade, falta de confiança n’Ele, falta de abertura para a graça, etc. Seus corações estavam mais preocupados com a sobrevivência do que com a transcendência. E eles não percebiam que a sobrevivência Jesus já tinha garantido tantas vezes. Jesus pedia a eles algo a mais, ou seja, que crescessem numa espiritualidade consistente para não se deixarem levar pelos princípios farisaicos e herodianos, que não contribuíam em nada para o crescimento na fé...
Oração
Senhor Jesus, fonte absoluta de solução de todos os problemas, derrama sobre mim o dom da serenidade e da confiança, para que eu acredite profundamente no teu sagrado e misterioso poder de mudar e transformar as realidades. Dá-me a graça de confiar mais fortemente na Tua divina providência, que não me deixa faltar o necessário para ser feliz e faze-me mais solidário(a) e fraterno(a) com os bens que possuo. Elimina, Jesus, da minha vida as atitudes de dúvida, medo, insegurança, desconfiança, da falta de fé e da falsidade no relacionamento contigo. Não quero ser fariseu. Que o Teu divino poder me dê a graça de superar os limites das coisas materiais, para poder ter a grandiosidade interior de buscar-Te acima de todas as coisas. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita certeza na ação da Divina Providência em tua vida.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.