"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 8 de março de 2017

Irmas Pequenas Missionarias divulgam práticas espirituais para a quaresma

Vanessa Fernandes | IPMMI
Todos sabem o significado do Carnaval, mas poucos se lembram do sentido da Quaresma, que é um período voltado à oração, penitência e revisão da vida para prepararmos o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado do Domingo de Páscoa.

Com o intuito de promover a reflexão e a preparação espiritual dos cristãos para a Páscoa, as Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que administram os hospitais Antoninho da Rocha Marmo e Pio XII, em São José dos Campos, e o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, resolveram compartilhar as disciplinas espirituais praticadas por elas, as Cordinhas, que serão iniciadas no primeiro domingo da Quaresma, dia 5 de março.
Criadas em 1935 pela fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, que se encontra em processo de canonização, as “Cordinhas da Quaresma”, são uma forma de exercitar semanalmente pequenas virtudes, tais como o silêncio, a humildade e a amabilidade, entre outros, recomendados pela Igreja nesse período.
Pode parecer difícil à primeira vista, mas adaptadas ao dia a dia, qualquer um pode praticar as Cordinhas e se preparar espiritualmente para a chegada da Páscoa.
1ª CORDINHA(1ª Semana da Quaresma)
SILÊNCIO INTERIOR E EXTERIOR
Sugestões:
  • Não reclamar
  • Não murmurar
  • Não fofocar
  • Afastar pensamentos e situações que podem levar ao pecado
  • Diminuir o tempo frente à TV
  • Visitar o Santíssimo Sacramento e permanecer diante Dele por uns momentos em silêncio
2ª CORDINHA(2ª Semana da Quaresma)
MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOSNão a valorização do sacrifício por ele mesmo e de maneira masoquista, mas pela conversão e fortalecimento espiritual que ele traz.
Sugestões:
  • Evitar filmes e programas que não condizem com a vivência cristã
  • Pequenos sacrifícios nas refeições. Por exemplo, deixar de comer algo que gosta
  • Diminuir o tempo na internet. Renunciar por um período algo que lhe dê prazer
  • Abrir mão de suas opiniões ou de sua vontade
  • Não reclamar do calor, da chuva, do frio, da comida fria, etc.
  • Manter o sorriso mesmo diante do sofrimento
3ª CORDINHA(3ª Semana da Quaresma)
HUMILDADE
Sugestões:
  • Reconhecer e aceitar os próprios erros
  • Aceitar as correções fraternas
  • Tratar a todos com respeito
  • Reconhecer e usar seus dons e talentos para o bem do próximo e da glória de Deus
  • Não teimar
4ª CORDINHA(4ª Semana da Quaresma)
FIDELIDADE AO HORÁRIO
Sugestões
  • Fazer uma lista das tarefas importantes do dia
  • Não chegar atrasado ao trabalho e reuniões por indisciplina
5ª CORDINHA(5ª Semana da Quaresma)
AMABILIDADE E CARIDADE PARA COM O PRÓXIMO
Sugestões
  • Não responder com grosseria ou sem educação
  • Dar seu lugar no ônibus, dar seu lugar na Igreja para alguém que está em pé.
http://www.diocese-sjc.org.br/irmas-pequenas-missionarias-divulgam-praticas-espirituais-para-a-quaresma/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.