"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 8 de março de 2017

Liturgia da quaresma com inspiração catecumenal - 1

Dom Aloísio A. Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul, RS


Caros diocesanos. A diocese de Santa Cruz do Sul, a partir da 12ª Assembleia Diocesana, deu prioridade pastoral para a Iniciação à Vida Cristã. Esta é entendida como um itinerário litúrgico-catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo (experiência da união com Deus) e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja (inserção na comunidade).
Como já acontecia nos primórdios do cristianismo, os catecúmenos - aqueles que devem ser iniciados na fé - começam a caminhada para Deus, rumo à maturidade em Cristo. Este processo acontecia numa integração próxima da catequese e da liturgia. Os antigos até diziam: “Lex orandi – lex credendi” = “oramos como cremos e cremos como oramos”. A reforma provocada pelo Concílio Vaticano II tentou recuperar, na composição do atual Lecionário (Livro das Leituras), a riqueza litúrgica presente nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo na escolha dos Evangelhos.
Em nosso Ano Litúrgico de 2017, a Palavra de Deus proclamada nos domingos e solenidades segue a distribuição do Ano A. Percebemos nitidamente como as leituras dos Domingos da Quaresma, já usados nos primeiros séculos da era cristã, têm uma nítida orientação catecumenal na sua escolha. A reforma litúrgica do Vaticano II, felizmente, retomou esta riqueza da Igreja primitiva. Veremos a seguir como os cinco domingos da quaresma se orientam por leituras da Palavra de Deus que formam unidade e estão ligadas aos sacramentos da iniciação cristã, sobretudo do Batismo. Vejamos como isso acontece e continua valendo para nós, em nosso tempo de quaresma, de renovação de nossa vida cristã:
Primeiro Domingo da Quaresma: A leitura do Antigo Testamento (cf. Gn2, 7-9; 3, 1-7) narra a criação de Adão e Eva (primeiros seres humanos) e sua posterior desobediência, sua derrota para a serpente (demônio), seu pecado (morte), sua tentativa de igualdade com Deus. No evangelho (cf. Mt 4, 1-11) Jesus Cristo é apresentado como o novo Adão, aquele que também é tentado no deserto, pela mesma serpente (demônio), mas obedece ao plano do Pai e vence o pecado (morte), oferecendo nova vida. O catecúmeno, que deseja ser iniciado na fé, ou aquele que já é cristão, justificado e unido a Cristo, também podem vencer o mal e alcançar a verdadeira vida: “Onde abundou o pecado superabundou a graça”, afirma a segunda leitura (cf. Rm 5, 12-20). Percebemos intencional paralelo entre Adão - símbolo da desobediência, do pecado e da morte - e Jesus Cristo, aquele que foi obediente até a morte e trouxe a justificação e a nova vida. São leituras que animam os que estão sendo iniciados na fé cristã ou que a renovam, por ocasião da celebração do mistério pascal.
Na próxima semana, continuaremos a reflexão sobre as leituras da Palavra de Deus, escolhidas com inspiração catecumenal. Que o Senhor nos impulsione, também hoje, no processo de conversão, de renovação de nossa vida cristã e consequente preparação para a Páscoa, dando-nos a força necessária para a perseverança na luta contra o mal e na busca constante de nova vida. Boa quaresma!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20407:liturgia-da-quaresma-com-inspiracao-catecumenal-1&catid=394&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.