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quinta-feira, 30 de março de 2017

Liturgia da Quaresma com Inspiração Catecumenal - 4

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul


Caros diocesanos. A Iniciação à Vida Cristã é um caminho litúrgico-catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja, tendo como meta a maturidade em Cristo. A Liturgia nos ajuda a estarmos em constante aprofundamento de nossa fé e do compromisso comunitário.

A Liturgia celebra o Ano A, com sua rica distribuição da Palavra de Deus, sobretudo nos domingos da quaresma, tendo nítida orientação para a Iniciação da Vida Cristã (Batismo-Confirmação e Eucaristia), dentro do espírito da catequese catecumenal. Esta riqueza recuperada dos primeiros séculos pode ser celebrada a cada domingo da quaresma. 
Já nos damos conta que no 1º domingo da quaresma as leituras apresentaram paralelo entre Adão, símbolo da desobediência e do pecado, e Cristo, símbolo da obediência e da vida. Os cristãos participam dessa nova vida em Cristo pelos sacramentos, desejados ansiosamente pelos catecúmenos (catequizandos), que estão sendo iniciados na fé cristã.
No 2º domingo Deus chamou Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgiria mais tarde o salvador. Se no evangelho do episódio da tentação (1º domingo) prevaleceu o aspecto de prova e de luta, da parte de Jesus, contra satanás, na transfiguração prevalece a vitória gloriosa. Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa, iniciada pelo batismo. 
Nos domingos seguintes são colocados os evangelhos de São João, que sustentam a catequese de iniciação cristã, com os símbolos: água – luz - ressurreição. 
No 3º Domingo da quaresma Jesus é apresentado como a água viva (Jo4, 5-42): “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede” (Jo 5, 14). A primeira leitura (Ex 17, 3-7) lembra a água da rocha que sacia a sede do povo no deserto. A segunda leitura (Rm 5, 1-2.5-8) recorda que o amor de Deus foi derramado também em nossos corações pelo Espírito Santo (batismo).
O 4º Domingo da quaresma apresenta Jesus como a luz do mundo (Jo 9, 5). No evangelho deste domingo (Jo 9, 1-41) Jesus conduz um cego das trevas à luz. Inicialmente, à luz física; depois, à revelação, à fé. O cego passa por um ritual progressivo, imagem do processo que transforma os catecúmenos, a partir da fé (iluminação), em videntes que exclamam: “Eu creio, Senhor!” (Jo 9, 38). O texto também revela a cegueira dos fariseus, mesmo não sendo cegos, fisicamente. Sua cegueira se caracteriza pelo não reconhecimento de Jesus, como o enviado para ser a luz do mundo. 
Na segunda leitura (Ef 5, 8-14), São Paulo chama os cristãos de luz do Senhor: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz” (Ef 5, 8-9). A primeira leitura deste domingo (1Sam 16, 1b.4ª.6-7.10-13) remete ao tema catecumenal da unção. Davi é consagrado rei pela unção. Deus olha o coração (fé) e não as aparências (1Sm 16, 7). Desde aquele momento o Espírito do Senhor apoderou-se dele (1Sm 16, 13). A Palavra de Deus nos revela como os catecúmenos (catequizandos) se preparam para receber a água viva e a unção do Espírito.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20537:liturgia-da-quaresma-com-inspiracao-catecumenal-4&catid=394&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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