"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Há cem anos, na Cova da Iria...

No mês de maio, duas paróquias celebram de maneira especial a festa da padroeira. No ano em que a Igreja no mundo todo lembra os 100 anos das aparições de Fátima a três pastorinhos, os párocos Pe. Thiago Domiciano Dias e Pe. Pedro Graciano Junior deixam uma mensagem especial aos leitores do Jornal Expressão.
 
Imaculado Coração de Maria: refúgio dos pecadores
Neste ano de 2017, celebramos o centenário das aparições em Fátima. No santuário de Fátima em Portugal e em todas as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, esse será um momento de grandes comemorações e ricas celebrações.
Na Igreja do Brasil, celebramos também os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, aqui bem pertinho de nós. Em vista dessas celebrações, a CNBB instituiu o Ano Mariano, agradecendo a Deus por nossa tão terna mãe Maria, que não se cansa de dizer ao nosso coração: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”.
O santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e o de Nossa Senhora Aparecida, aqui no Brasil, já recebem e se preparam para receber, neste ano jubilar, milhares de peregrinos que acorrem a esses santuários marianos para sentir mais de perto o amor de Deus, mediado pela doce presença da mãe de Jesus e nossa mãe Maria.
Portugal se prepara, para receber, com carinho, a visita do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio próximo, ocasião em que o Sumo Pontífice irá canonizar os Pastorinhos videntes de Fátima, Francisco Marto e Jacinta, canonização essa que foi anunciada há pouco pelo Vaticano.
Já a vinda de Sua Santidade, o Papa Francisco, ao Brasil por ocasião da celebração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida foi cancelada em vista de inúmeros compromissos assumidos pelo Papa nesse ano.
Inúmeras celebrações estão programadas para celebrarmos esse momento tão importante de nossa vida de Igreja.
No Brasil, em especial para celebrarmos os 300 anos de Aparecida, o Santuário Nacionaljá realizou algumas importantes celebrações e homenagens, tais como: a nova torre dos sinos, recentemente inaugurada, e a visita de imagens fac-símiles de Aparecida, que percorrem até outubro próximo todas as dioceses e paróquias do Brasil.
Em nossa diocese, temos uma paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida, duas paróquias e uma capela bastante conhecida no Jardim Esplanada, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima,  essa capela, de maneira particular ,ligada a colônia portuguesa, presente em nossa cidade.
Em todas elas, teremos também celebrações e festas para honrarmos Maria e celebrarmos Aquela que nos trouxe Jesus.
Como nos lembra o poeta profeta Dom Hélder Câmara: “Não nos basta tua sombra; comove-nos tua imagem. Aparece-nos de novo, Aparecida, e leva-nos em romaria ao santuário do céu”.
Pe. Pedro Graciano JuniorPároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Jd. Oriente.
 
Fátima e Aparecida: Aparição e Encontro revelam o mesmo Mistério.
Na ocasião memorial e celebrativa dos títulos de Nossa Senhora evocados em dois países (Brasil e Portugal) com fortes laços históricos, decorre a cada fiel cristão um mistério singular de Deus. Seja na aparição em Fátima há 100 anos ou no encontro da imagem em Aparecida há 300 anos, algo em comum revelam a nossa fé.
Três são os personagens de cada uma das histórias: de um lado, crianças pastoras e de outro, homens que lutam pelo seu sustento. Todos trabalham, sendo assim, dizemos: “Deus não nos quer desocupados, Deus nos quer trabalhando, Deus conta com as nossas mãos e pés, com nossa atenção e cuidado para o bem comum”.
Lucia, Francisco e Jacinta Marto em sua pequenez se esforçam para que a mensagem da Senhora seja credível,; não bastou apenas uma vez a aparição, mas várias vezes consecutivas, dizendo: “Deus insiste para conosco”. Sua pedagogia de recorrer a nós em várias vezes e insistentemente nos dias 13 nos ajuda a sermos melhores no dia a dia.
Já Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso tiveram que recolher os pedaços do mistério para entender que a pesca dolorosa se tornaria pesca ardorosa. O insucesso, o cansaço e muito esforço fizeram com que se perguntassem: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada pescamos” (Lc 5, 5).
Agraciados pelo presente de Deus que é Maria, pensamos que Nossa Senhora nos quer unidos em sua mensagem. Sozinho é muito mais difícil compreender o amor de Deus. Juntos superamos os conflitos e desafios. Nas mensagens de Fátima e de Aparecida também há algo em comum: “Ela veio encontrar-se com os pobres e simples”; “Ela veio nos ajudar na busca da conversão e do perdão dos pecados”; “Ela veio como mensagem de paz”, sobretudo historicamente para que cessem as guerras e aquebrante a força de um sistema opressor.
Maria nos quer unidos, Maria em sua simplicidade se revela aos simples. Vivamos o Ano Mariano.
Pe. Thiago D. DiasPároco Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Altos de Santana


http://www.diocese-sjc.org.br/ha-cem-anos-na-cova-da-iria/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.