"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dom Geraldo Lyrio: “Há um amadurecimento grande das comunidades na vivência da liturgia”

 24/05/2017  Liturgia

Dom Geraldo Lyrio: “Há um amadurecimento grande das comunidades na vivência da liturgia”
Cerca de 50 anos após o Concílio Vaticano II e das aplicações da constituição Sacrosanctum Concilium, que propõe fomentar a vida cristã entre os fiéis, de modo particular pela reforma e o incremento da liturgia, o arcebispo de Mariana (MG) e membro da Comissão para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, falou sobre a situação atual da liturgia no Brasil.

Para ele, o momento revela um processo de amadurecimento e de aprofundamento muito grande. “Eu vejo com muita satisfação o esforço que fazem as comunidades para celebrar bem, seja a eucaristia, sejam os sacramentos, sejam outros momentos celebrativos que marcam a caminhada das comunidades, especialmente o Ano Litúrgico”, aponta.
De acordo com o livro “O Sentido Espiritual da Liturgia” da coleção Vida e Liturgia da Igreja, lançado e publicado pela “Edições CNBB”, tem-se, frequentemente, a impressão de que hoje a liturgia seja percebida mais como um problema a resolver do que como uma fonte da qual haurir, mas dom Geraldo discorda: “Graças a participação, especialmente, das equipes de pastoral litúrgica é que a vida litúrgica vai avançando em muitas comunidades”, observa.
Para o bispo, entretanto, permanecem alguns desafios, como é caso da formação litúrgica. Ele salienta que é preciso aprimorá-la sempre, inclusive nos seminários. “Precisamos aprimorar sempre a formação litúrgica seja do ponto de vista da reflexão, do estudo, da experiência, da vida litúrgica na comunidade de formação, como também a formação litúrgica de leigos e leigas, especialmente daqueles que tem função, ministério”, garante.
Catequese e Liturgia
O arcebispo de Mariana (MG) disse ainda que a catequese tem um papel fundamental no processo de amadurecimento da liturgia no Brasil. De acordo com ele, a catequese e a liturgia devem caminhar juntas para que aquele que passa pelo processo catecumenal possa inserindo-se na comunidade eclesial participar na vida litúrgica da Igreja. “Daí a importância de saber o que estamos celebrando, uma participação ativa, ninguém pode estar ali como mero espectador, ninguém pode sair de uma celebração do mesmo jeito que entrou. É preciso deixar-se tocar pela graça de Deus nesse momento de encontro pessoal com Jesus Cristo que se faz especialmente na liturgia”, afirma.
Também falando sobre catequese, o bispo enfatizou a importância do Documento aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB ‘Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários’: “Este Documento nos apresenta um itinerário de processo de formação do discípulo missionário. É aqui que está o segredo, aliás, é aqui que está o núcleo”. E completou: “É preciso que o cristão faça efetivamente uma experiência de encontro com Jesus Cristo e este encontro se dá sobretudo na palavra, na liturgia e no próximo”.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.