Sexta-feira, 23 de junho de 2017 - Sagrado Coração de Jesus – Solenidade.
Mateus 11,25-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
25 Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 28 Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Há na mente humana uma luz sobrenatural que nos dá a capacidade de ver, não com os olhos físicos de nosso corpo, mas, com os olhos da alma. A razão humana, iluminada pela luz do Espírito Santo, vai além daquilo que as ciências conseguem definir. É importante que entendamos que Deus não é contra o nosso crescimento na assimilação das ciências, pelas investigações científicas que podemos realizar. Afinal, é Deus mesmo quem nos dá o dom da inteligência para o progresso dos povos. Ele quer, inclusive, que sejamos seus colaboradores na transformação do mundo. O mal é que queremos investigar as coisas sem conhecer e reconhecer o Autor de todas as coisas. Caímos no erro de achar que podemos entender as coisas divinas com as categorias da nossa razão puramente humana, sem a luz maior. Não nos esqueçamos de que somente Deus é o absoluto. O pecado original tentou inverter esta ordem, pensando que podia colocar o ser humano no centro, deixando Deus de lado. As consequências foram desastrosas. Não podemos querer roubar para nós aquilo que pertence, absolutamente, só a Deus. Contudo, a inteligência humana iluminada pela luz de Deus poderá entender sem dificuldades as coisas divinas. Os que se colocam na dimensão da humildade, os pequeninos, estes entendem bem estas afirmações do Evangelho.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda sabedoria, dá-me a graça de ser sábio(a) porque verdadeiramente iluminado(a) pela Luz do Espírito Santo. Concede-me a graça de sondar os Teus mistérios de amor com espírito de humildade, porque assim é do Teu agrado. Ajuda-me, Jesus, a fazer uma profunda e íntima experiência de comunhão Contigo e com o Pai das luzes. Dá-me o dom da sabedoria para que Te possa querer sobre todas as coisas e reconhecer em Ti o autor de todas as coisas. Não permitas que eu passe pela tentação de querer ser absoluto(a). Minha inteligência, iluminada por Tua luz divina, me faça encontrar somente em Ti a total consistência. Conhecer a Ti, Jesus, para possuir-Te como o bem maior, seja a minha ciência mais sublime. Dá-me a graça de ser humilde e pequenino(a). Amém
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Tenhas um dia de muita luz. Desejo-te um feliz final de semana, com uma excelente participação na Sagrada Eucaristia ou no Culto Dominical.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.