"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Jovens em Cristo

Quando passamos pela adolescência e juventude, entramos numa fase da nossa vida propícia para a construção de uma identidade pessoal e social capaz de projetar um sentido para a nossa existência. É uma fase que, apesar de conflituosa, abre uma série de possibilidades para a nossa realização. Diante disso, que sentido tem a nossa fé neste processo todo? Pelo sacramento do Batismo assumimos um modo de relacionar-se com Deus à luz de Jesus Cristo. Cremos que Ele é o Filho encarnado que veio para revelar o Pai misericordioso e seu projeto para a humanidade – o Reino de Deus – e que comunica o Espírito Santo que nos inspira e guia na realização deste projeto. É precisamente nesta fase que podemos abraçar de modo mais consciente a fé em Jesus de tal modo que Ele marque o nosso jeito de ser pelo resto das nossas vidas.

Para tanto, devemos em primeiro lugar sermos, de fato, verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Certa vez o papa Bento XVI ensinou que ser cristão não é uma decisão ética ou adesão a um conjunto de ideias, mas uma experiência pessoal com o próprio Jesus (cf. Encíclica Deus Caritas Est, 1), trata-se portanto de um relacionamento entre amigos (cf. Jo 15,15). Todos os dias Ele nos convida: “Vinde após mim!” (Mc 1,17; Mt 4,19); e, sem sabermos ao certo o que nos espera, nos desafia: “Vinde e vede!” (Jo 1,39). Responder a este desafio significa embarcar numa grande aventura na qual poderemos seguir o Mestre em seu itinerário existencial: passar a vida fazendo o bem (cf. At 10,38).
 Mas, aquele que é discípulo deve ser, necessariamente, missionário. O papa Francisco tem proposto uma Igreja “em saída”, trata-se de fazermos transbordar o amor de Cristo indo efetivamente ao encontro dos outros e, sobretudo, daqueles que poucos ou ninguém se interessam. O Papa recordou o seguinte: “Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!” (Homilia na missa de envio da 28ª Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, 28 jul. 2013). Está aí uma proposta de evangelização para os jovens: evangelizar os próprios jovens! Mas, para isso, não nos esqueçamos de dois critérios evangélicos: o diálogo e o serviço. Com Jesus devemos romper os preconceitos que nos afastam das pessoas e causam marginalização (cf. Lc 19,5; Jo 4,7-9) e também se colocar sempre à disposição para servir (cf. Mc 10,44-45; Jo 13,14-15).
 Enfim, ser “jovem em Cristo” quer dizer ressignificar a vida a partir do nosso encontro com Ele desenvolvendo uma espiritualidade sadia que, longe de nos tornar uma espécie de casta privilegiada ou nos enclausurarmos numa fé intimista, nos move em direção às pessoas e ao mundo com suas respectivas necessidades. Na mesma homilia proferida no Rio de Janeiro, o papa Francisco clamava aos jovens: “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!”. Quem topa?
Pe. Everton Machado dos Santos
Vigário da Paróquia São Dimas e assessor diocesano da Animação Bíblico-Catequética.
http://www.diocese-sjc.org.br/jovens-em-cristo/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.