"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

terça-feira, 26 de setembro de 2017

"A Escritura não pode ser anulada" (Jo 10,35)

οὐ δύναται λυθῆναι ἡ γραφή
No mês da Bíblia deveríamos celebrar a inspiração divina das Sagradas Escrituras como, guardada as devidas proporções, celebramos a encarnação do verbo no seio virginal de Maria. Sim, o Espírito Santo que concebeu Jesus – a palavra definitiva de Deus – é o mesmo que inspirou os hagiógrafos na composição dos textos bíblicos. A Igreja gerou as Escrituras por virtude do Espírito Santo.
As Paróquias e cada cristão devem venerar e contemplar Jesus na Bíblia (cf. Verbum Domini, 55). A finalidade da leitura e meditação das Escrituras é o encontro pessoal com Cristo (Ecclesia in America, 12; Jo 5,39).

As Sagradas Escrituras foram criadas para nossa salvação, sua causa é salvífica e a salvação se encontra em Jesus (2Tm 3,14-17). É aí que se alcança a eficácia da Palavra de Deus (Hb 4,12).
Para fomentar um adequado “funcionamento” das nossas Bíblias fazemos aqui algumas indicações em dois níveis, comunitário e pessoal:
  1. As Paróquias e seus templos podem e devem ter um local de destaque com bom gosto – ornamentado artisticamente – às Sagradas Escrituras onde o povo possa aproximar-se com respeito e fazer uma leitura mesmo que breve. No ambão é o óbvio ululante.
  2. É premente uma proclamação da Palavra de Deus com acústica adequada ao menos nas matrizes, feitas por leitores treinados para essa função. A devoção exige isso.
  3. Em nossos lares é possível constituir um “ambão” doméstico onde a família de quando em quando desfrute espontaneamente de alguns versículos das Escrituras como alimento para o dia.
  4. A leitura pessoal e cotidiana das Sagradas Escrituras é relativamente simples, basta seguir a liturgia diária da Igreja – a fina flor da Bíblia – ou outra conveniente, apenas com intuito de oração, pelo seu valor espiritual intrínseco, já que a fonte daquele texto é o Espírito de Deus. (Caso alguém precise de mais informações técnicas/acadêmicas leia um livro sobre o tema ou faça teologia ou ambos.)
  5. Um jeito bom e prático de ler um texto bíblico é decorar um versículo/passagem e “carrega-lo no bolso” da memória para ser sacado ao menos três vezes ao dia. O nosso espírito precisa permanecer demoradamente exposto ao pensamento e a força do texto ou versículo para produzir uma ideia e essa ideia influencie nossa vontade e a vontade determine o nosso comportamento. É fé e trabalho sem drama e sem falsas expectativas piegas. Um dia de cada vez e seja o que Deus quiser.
  6. No começo dê preferência aos versículos e frases dos Evangelhos e dos Salmos; estes são os pulmões da Bíblia, aqueles o coração.
Por fim (7), lembre-se bem: o motivo da leitura orante da Bíblia é estar com Jesus de Nazaré. Veja: uma mulher em Mc 5,25-34 tocou no manto de Jesus e fez sair dele uma força [dynamis] que a curou. Não temos mais esse bendito manto, mas, pela analogia da fé, as Escrituras fazem a vez do manto e do poder de Jesus (Mc 12,24). Texto vem do latim textus, “tecido”, assim, ao tocarmos nas Escrituras pela leitura e meditação, tocamos no tecido espiritual do manto de Jesus e delas – das Sagradas Escrituras – vem a nós a força do Espírito Santo.
Pe. Alexandre Vasconcelos
Doutor em Teologia Bíblica
Pároco da Paróquia São Francisco de Assis

Fonte: 
http://www.diocese-sjc.org.br/%CE%BF%E1%BD%90-%CE%B4%E1%BD%BB%CE%BD%CE%B1%CF%84%CE%B1%CE%B9-%CE%BB%CF%85%CE%B8%E1%BF%86%CE%BD%CE%B1%CE%B9-%E1%BC%A1-%CE%B3%CF%81%CE%B1%CF%86%E1%BD%B5-a-escritura-nao-pode-ser-anulada/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.