"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O medo e a fé!


Dias atrás, refletia sobre nossos medos. Vivemos um tempo em que facilmente nos encontramos amedrontados, ou convivemos com pessoas que manifestam seus medos. Medos com alicerces na insegurança do momento, medos arraigados na própria história, medo de viver, medo de dar passos na estrada da vida. Como dizia alguém, para quem tem medo, até mesmo uma porta aberta vira muro, vira obstáculo.

Refletindo sobre a experiência de Pedro, nos Evangelhos, lembrei-me da passagem em que ele, vendo Jesus andando sobre o mar, pede a graça de ir até Ele… “Manda-me ir ao Teu encontro” (cf. Mateus 14, 28-29). Jesus o chama. Ele vai… No entanto, já o havia chamado. Na vida, ele já seguia o Mestre. Aquele momento foi como que uma síntese da própria história de Pedro.
Pedro agia no impulso, sempre ativo e sempre pronto. Já havia dito sim a Jesus, já dava seus passos na fé…  Esbarrava-se, porém, com seus medos, com suas fraquezas, com suas dúvidas. Como nós, com nossos temores e inseguranças.
Voltando à história do caminhar sobre as águas, Pedro dá os primeiros passos. Mas bastou um ventinho no rosto para começar a afundar. E vem o grito de socorro.
Não foi assim na vida dele? Ora dava passos firmes, ora sua humanidade falava mais alto. Ora acertos, ora erros no primeiro sopro de vento contrário. Não foi ele quem negou conhecer Jesus? Depois de toda uma história de seguimento, voltou atrás.
Muitas vezes, exatamente como acontece conosco, Pedro foi no fundo, no mais profundo de si, e justamente lá experimentou a mão de Deus.
Jesus estendeu a Sua mão e o resgatou (cf. Mateus 14, 31). Foi assim, também, depois das negações de Pedro. O olhar de Jesus, Suas mãos e Seu ser inteiro o alcançaram. O evangelista diz que “Pedro chorou amargamente”, ou seja, foi mesmo no fundo de seu profundo (cf. Lucas 22, 62).
Você acredita que, em meio aos seus temores, a mão de Deus o alcança? Onde quer que você tenha ido parar, no mais profundo abismo, ou na mais alta montanha, esse amor o encontra (Salmo 138) e rompe todas as correntes de medo, faz vencer todos os ventos contrários e as ondas tempestuosas que, por vezes, se dão em nossa vida.
Convido você e sua família a fazerem uma experiência assim. Primeiro, na fé; em meio às crises, tenha a certeza de que Deus é por você.  Ele caminhou por primeiro sobre o caos que se dava no mar, sobre a tormenta que o assusta. Jamais você esteve ou estará só. Sua fé é capaz de vencer todas as tormentas e se deixar alcançar pelas mãos que foram feridas na Cruz para, justamente, poderem alcançar os abismos de sua história.
Como é bom crer, como é bom dar passos firmes sobre ondas de tormentas, como é bom acreditar na aurora de um novo dia, de novos tempos!
Para chegar a essa fé, para dar esse passo é preciso ir no mais fundo do seu profundo, de sua pequenez, de suas fraquezas e lá se deixar alcançar. O melhor em tudo isso é que Deus não desiste de você. Quando você pensa que está tudo perdido, Ele chega, é nessa brecha que Ele entra, e nessa hora Ele faz!
Vença seus medos! Dê passos na fé! Deixe-se tomar por uma confiança inabalável de que para tudo tem jeito, até para a morte, diferente do que muitos dizem e pensam. Alguém já venceu as ondas do mar bravio por todos nós! Pense nisso, reflita e jogue fora os seus medos!
Pe. Rinaldo Roberto de RezendeCura da Catedral de São Dimas

http://www.diocese-sjc.org.br


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.