"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

INICIAÇÃO À ORAÇÃO EM CATEQUESE



“Mistério admirável da nossa fé”. A Igreja professa-o no Símbolo dos Apóstolos e celebra-o na Liturgia Sacramental, para que a vida dos fiéis seja configurada com Cristo no Espírito Santo para glória de deus Pai. Este mistério exige, portanto, que os fiéis nele creiam, o celebrem e dele vivam, numa relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Esta relação é a oração”. (CatIC, 2558)




I. O QUE É A ORAÇÃO?
 
Da oração cada um pode ter (e dar) a sua definição de acordo com a própria experiência. Recordemos, por exemplo a que nos oferece S. João Crisóstomo: “A oração é luz da alma, verdadeiro conhecimento de Deus, mediadora entre Deus e os homens. Faz com que a alma se eleve até ao céu e abrace a Deus como a criança que, chorando, chama a sua mãe... O máximo bem está na oração e no diálogo com Deus, porque equivale a uma íntima união com Ele” (Homilia sobre a oração).
 
Luz da alma — A oração é uma sobredose de luz, um ver com olhos novos, em profundidade. Orar não é (simplesmente) repetir orações, mas um adentrar-se na luz que nos leva a descobrir e encontrar Cristo, em profundidade.
Alimento celestial — Quem reza alimenta-se de Deus: da sua Palavra, que encontramos na Bíblia; da sua vontade (Jo 4, 24), do seu próprio Corpo (Jo 6, 58).
Fogo ardente — A oração não é só luz que ilumina poderosamente, mas também energia que queima e incendeia. Recordemos a expressão dos discípulos de Emaús: “Não ardia cá dentro o nosso coração quando Ele nos explicava as escrituras?”. O mesmo se passa com Moisés  e com os profetas (Jer 23, 29; 20,9).
Diálogo com Deus — Esta definição é mais comum. Popularizou-a Santa Teresa de Ávila: “Orar é tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama”. Não fazem falta muitas palavras. Basta tomar consciência de que Deus nos envolve, de que é n’Ele que “vivemos, nos movemos e existimos” (Act 17, 28). Orar é deixar-se olhar por Deus. Orar é amar.
Dom de Deus — Podemos dizer orações, mas orar como convém é dom de Deus. “Como convém”, “no Espírito do Senhor”, isto é, uma oração que lhe agrade, que sintonize com a sua vontade, que seja trato de amizade (Cf. Rom 8, 26-27). Assim, mais que orarmos nós, podemos dizer que “somos orados”; é o próprio Deus que ora em nós; o Espírito grita em nós com gemidos inefáveis.
 
II. FORMAS E EXPRESSÕES NORMATIVAS DA ORAÇÃO CRISTÃ
 
Na tradição da Igreja, os modos de orar entenderam-se de muitas maneiras. Todas elas são complementares e não excluentes. Depende de cada pessoa, das circunstâncias e situações que se vivem, dos carismas que se recebem, etc...
O Catecismo da Igreja Católica, dedica a quarta parte exclusivamente à oração cristã, definindo e situando, na Primeira Secção, “A oração na vida cristã” e apresentando, na Segunda secção, “A oração do Senhor: “Pai Nosso”.”.
Assim e a partir do testemunho normativo do Catecismo, indicaremos e trataremos, de forma resumida e sintética, juntando algumas propostas catequéticas, os seguintes aspectos:
 
A) O CAMINHO DA ORAÇÃO (CATIC 2663 A 2682)
- Oração individual — Jesus aconselha os seus discípulos a orarem no segredo do coração (Mt 6, 6).
- Oração comunitária... O lugar privilegiado para fazer oração não é precisamente o templo, mas a comunidade (Mt 18, 18-20).Desde o princípio, os cristãos sentiam-se movidos a orar em comum e experimentavam a poderosa presença do Senhor (Act 4, 24-31).
O valor da oração comunitária não está na soma dos membros que a realizam. Vale muito mais. Na oração comunitária brilha com mais forças a fé, a solidariedade e a caridade de todos os orantes...
- A oração da Igreja... Quando não se trata dum grupo ou comunidade privada, mas da comunidade eclesial, a oração adquire um relevo extraordinário. Já é a oração da Esposa, movida pelo Espírito.
Esta oração é como a continuação da oração de Cristo. Na Igreja, Cristo continua louvando o Pai e dando-lhe graças e repetindo palavras de aceitação e confiança e intercedendo por todos os homens.
É na liturgia que a oração da Igreja alcança o seu máximo relevo e a sua maior eficácia: “Toda a acção litúrgica, por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo, que é a Igreja, é acção sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não a iguala nenhuma outra acção da Igreja” (SC, 7). Na liturgia, a acção-oração mais importante é a Eucaristia, verdadeira força nuclear da Igreja.
 
... Ao Pai... A Igreja reza sempre, ou quase sempre, ao Pai, como o fazia Jesus (Gal 4, 6; Rom 8, 15; Mt 6, 6; Lc 11, 2). O Pai é a origem e a fonte de todo o bem e de toda a graça. O Pai é também a meta final a que aspiramos.
... No Espírito (Santo)... O Espírito é o verdadeiro protagonista da oração. É Ele que anima toda a oração da Igreja. A oração cristã não é uma técnica, mas é um dom do Espírito (Jo 4, 23; Ef 5, 18-20; Rom 8, 26-27). Sob o influxo do Espírito penetra-se o mistério de Deus.
... Por Jesus Cristo... Em nome de Cristo quer dizer em atenção a Ele, com o mesmo Espírito d’Ele. Ele é o nosso perene e poderoso intercessor e mediador (Act 4, 12). Dizer em nome de Cristo significa que a nossa oração é como se a fizesse Cristo; Ele assume todas as nossas necessidades; Ele faz suas todas as nossas súplicas e pedidos. Cristo reza por nós, mas não sozinho, reza em nós...
 
b) FORMAS DE ORAÇÃO NORMATIVAS DA ORAÇÃO CRISTÃ (CatIC 2623 a 2649)
 
1. A BENÇÃO E A ADORAÇÃO
É porque Deus o abençoa, que o coração do homem pode, por sua vez, bendizer Aquele que é fonte de toda a benção” (CatIC, 2645).
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
FORMA
DE ORAÇÃO
- Recitar o Credo;
- Recitar a parte do credo que faça referência ao tema trabalhado;
- Ensinar o “Glória” e providenciar de modo que se recite no fim dos salmos e no Terço;
- Dizer: “Glória ao Pai...” (fazer um momento de silêncio e proclamar as obras referidas ao Pai trabalhadas n(este)o encontro de catequese. O mesmo se diga relativamente a Jesus Cristo e ao Espírito Santo;
- Cantar o “Sanctus” da Missa;
- Trabalhar o significado e contexto celebrativo do canto do “Sanctus”;
- Estudar o “Glória da Missa” e utilizar as suas expressões para momentos de adoração e benção;
- Dar a conhecer alguns Salmos e Hinos de benção e adoração para os recitar nos momentos em que contemplamos a Criação, obra de Deus (Ex: Salmo 8, Cântico dos três Jovens — Dan 3, 5-88.56);
- Provocar o hábito de dizer oração breve quando se vê (contempla) o rosto de Cristo, princípio e fim de todas as coisas ( Cf. Ef 1, 3-14);
- Propor o Magnificat (Lc 1, 46-55) como hino que associa a Virgem Maria ao mistério da Encarnação;
- Ajudar ao hábito de dizer várias vezes ao dia: “Santificado seja o teu nome” ou mesmo toda a oração do Pai Nosso;
- Promover com alguma frequência que a “oração da expressão de fé” se faça na Igreja / Capela (ou outro espaço celebrativo digno);
- Ajudar a “fixar” algumas expressões do Evangelho (Ex: Jo 12, 28; Mt 11, 25; Mt 16, 16; Lc 5, 8; Jo 20, 28; Lc 17, 16, etc...);
 


2. ORAÇÃO DE PETIÇÃO
A oração de petição tem por objecto o perdão, a busca do Reino e, bem assim, toda a verdadeira necessidade” (CatIC, 2646)
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
FORMA
DE ORAÇÃO
- Iniciar o catequizando a pedir perdão como atitude fundamental da vida cristã;
- Ajudar a recitar com humildade o “rito penitencial” na Eucaristia ou na Catequese;
- Ensinar o “Confesso a Deus...”;
- Ajudar ao hábito de dizer várias vezes ao dia: “ Venha a nós o Teu Reino” ou mesmo toda a oração do Pai Nosso;
- Ajudar a “fixar” algumas expressões do Evangelho (Ex: Mt 8,2; Mt 20, 30b; Mt 8, 8; Jo 4, 15; Lc 23, 42).
 
3. ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
A oração de intercessão consiste num pedido a favor de outrem. Não conhece fronteiras e estende-se aos próprios inimigos” (CatIC, 2647).
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
FORMA
DE ORAÇÃO
- Fazer sentir preferência pelas necessidades e problemas dos outros, despertando para os sofrimentos e dores da humanidade;
- Preparar e propor diversas orações no estilo da “oração dos fiéis” da Missa;
- Utilizar (e adaptar) a “Oração Universal da Celebração da Paixão”;
- Ajudar a “fixar” algumas expressões do Evangelho (Ex: Jo 2, 3b; Mt 8, 5b; Jo 11, 21; Mt 15, 22; Mc 5, 23; Rom 10,1).
-
 
4. ORAÇÃO DE ACÇÃO DE GRAÇAS
Toda a alegria e todo o sofrimento, todo o acontecimento e toda a necessidade podem ser matéria de acção de graças, a qual, participando na de Cristo, deve encher a vida toda: “Dai graças em todas as circunstâncias” (1 Tess 5, 18)”. (CatIC, 2648).
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
FORMA
DE ORAÇÃO
- Ajudar a entender que esta é a forma privilegiada de comunhão e intimidade com Deus;
- Fazer compreender que a Eucaristia é a ‘Oração Maior de Acção de Graças”: explicar o significado da palavra ‘Eucaristia’; possibilitar um estudo das partes essenciais da Eucaristia;
- Ensinar a dar graças pelos dons e maravilhas de Deus, provocando a descoberta desses mesmos dons e maravilhas na vida pessoal e comunitária;
- Ensinar a rezar com os ícones;
- Ajudar a “fixar” algumas expressões do Evangelho (Ex: Jo 11, 41b; 1 Cor 1,4; 1 Tes 5, 18).
 
5. ORAÇÃO DE LOUVOR
A oração de louvor, toda ela desinteressada, dirige-se a Deus: canta-O por Ele ser quem é, glorifica-O para além de tudo quanto Ele fez, porque ELE É”. (CatIC, 2649).
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
FORMA
DE ORAÇÃO
- Proporcionar o hábito de rezar os salmos de louvor;
- Animar e motivar a participação na Eucaristia, como momento e gesto maior de louvor;
- Cultivar o canto religioso para expressar a oração de louvor;
- Ajudar a descobrir que estamos chamados a fazer de toda a nossa vida um louvor permanente a Deus — este louvor realiza-se quando cumprimos os mandamentos e professamos e celebramos a fé;
- Ensinar a contemplar a natureza e ensinar a descobrir nela a beleza do criador;
- - Ajudar a “fixar” algumas expressões do Evangelho (Ex: Lc 18, 43b; Act 2, 46-47; Act 3, 9; act 4, 21 Act 13, 48).
 
c) AS EXPRESSÕES DA ORAÇÃO (CatIC, 2697 a 2724)
 
1. A ORAÇÃO VOCÁLICA
A oração vocálica, baseada na união do corpo e da alma na natureza humana, associa o corpo à oração interior do coração, a exemplo de Cristo que orava ao Pai e ensinava o “Pai-Nosso” aos seus discípulos” (CatIC, 2722).
PROPOSTAS
PARA
INICIAR
NESTA
EXPRESSÃO
DE ORAÇÃO
- Ajudar a aprender de memória as orações fundamentais do cristão e rezá-las frequentemente em conjunto, no encontro de catequese;
- Rezar sem pressas, com a devida atenção e reverência;
- Aprender a rezar devagar e saboreando as palavras;
- Fazer compreender que esta é a expressão comum da assembleia reunida.
 
2. A MEDITAÇÃO
“A meditação é a uma busca orante, que põe em acção o pensamento, a imaginação, a emoção, o desejo. Tem por finalidade a apropriação crente do tema considerado, confrontado com ele a realidade da vida” (CatIC, 2723).
PARA
INICIAR
NESTA
EXPRESSÃO
DE ORAÇÃO
- Fazer (e proclamar no encontro de catequese) a leitura ‘sossegada’ da Bíblia;
- Sugerir algumas perguntas para acolher o texto segundo a dinâmica da “lectio divina” (Que diz a Palavra — analisar o texto; Que me diz a Palavra — aplicar à vida; A que me convida a Palavra — tirar consequências simples e práticas para a vida);
- Proporcionar o contacto com a vida e a doutrina dos santos;
- Utilizar os escritos dos Mestres da Espiritualidade;
- Colocar (e ‘mostrar’) imagens sagradas que facilitem e proporcionem a meditação e contemplação dos mistérios de Cristo;
- Ensinar a meditar os mistérios do Rosário;
- Ajudar a ler os textos litúrgicos;

 
3. A ORAÇÃO MENTAL
A oração mental é a expressão simples do mistério da oração. É um olhar de fé fixo em Jesus, uma escuta da Palavra de Deus, um amor silencioso. Realiza a união à oração de Cristo, na medida em que nos faz participar no seu mistério” (CatIc, 2724).
PARA
INICIAR
NESTA
EXPRESSÃO
DE ORAÇÃO
- Dedicar expressamente um tempo para a oração mental no encontro de catequese;
- Ajudar a preparar-se ‘mentalmente’ para a celebração intensa da Eucaristia;
- Reflectir sobre a vontade de Deus a nosso respeito;
- Proporcionar imagens, grelhas e gráficos de análise que possibilitem uma revisão da vida;
- (ajudar a) Fazer frequentemente o exame de consciência;
- Reflectir com frequência e convicção que todo é graça, por parte de Deus.
 
III. COMO INICIAR À ORAÇÃO NO ENCONTRO DE CATEQUESE?
 
O Acto / Itinerário Catequético, acontecimento fundamental da transmissão da fé, deve estar impregnado dum “clima de oração”, isto é, deve favorecer e realizar, no seu desenvolvimento, o diálogo com Deus.
Habitualmente, todas as catequeses supõem, apresentam e propõem uma oração no momento da expressão de fé. Todavia, em ordem a descobrir a necessidade absoluta da oração na catequese, vamos apresentar algumas propostas concretas para tratar da oração em todos os passos próprios do itinerário catequético:
 

1) Ao olhar a vida com os olhos da fé
O primeiro passo de todo o encontro de catequese é o da experiência de vida próxima de cada um dos destinatários da catequese. Desde o princípio que se pode ajudar a que cada um tome consciência de que Deus fala através da própria vida e da vida dos outros, do mundo e da história.
O olhar atento à experiência da vida, crua e difícil, pode suscitar no grupo a oração de petição, de intercessão e de súplica. As experiências de bondade e de beleza das coisas criadas podem gerar a acção de graças, a benção, adoração e o louvor. Na verdade, para aquele que crê, tudo lhe fala de Deus e o conduz a Deus. Para quem ama a Deus, tudo, na sua vida, é motivo para a benção e adoração, a petição, a intercessão, a acção de graças e o louvor.
O modo como se propõe ou faz descobrir ou lê os acontecimentos da experiência quotidiana da vida pode ser motivadora e suscitadora de “comunhão e intimidade com Deus”.
 
2) Ao proclamar a Palavra
A oração é diálogo e encontro entre Deus e o homem. Por isso, quando, na catequese, proclamamos a Palavra de Deus, inicia-se um momento de especial intimidade. Deus fala ao coração de cada um e comunica-se, ofertando não só a mensagem salvadora mas a sua própria vida.
Quando proclamamos, escutamos, interiorizamos e nos convertemos à Palavra, estamos a fazer oração. Esta é, aliás, a oração por excelência, dado que esta Palavra é o Verbo Encarnado, em quem tudo nos foi revelado e por quem temos o único acesso ao mistério de Deus.
O coração da catequese é o encontro com a Palavra de Deus. Iniciado o diálogo por parte de Deus, a porta está aberta para que lhe respondamos cheios de confiança e para que entremos em comunhão com Ele. Há que favorecer este momento de intimidade e saber aproveitá-lo.
Uma Palavra bem proclamada, acolhida e meditada é fonte inesgotável de oração viva.
 
Algumas propostas para cuidar este momento:
- Fazer um momento de silêncio para proporcionar a escuta atenta e serena da Palavra;
- Tomar consciência de que Deus nos fala na Palavra que se proclama;
- Antes de ler a Palavra, podia dizer-se como o jovem Samuel: “Falai, Senhor, que o vosso servo escuta” (1 Sam 6, 10);
- Destacar a presença da Sagrada escritura, colocando-a em lugar visível e adequado;
- Acender uma vela ou círio antes de proclamar a Palavra, recordando que “A vossa Palavra, Senhor, é luz para os meus caminhos”;
- Ler devagar a passagem indicada;
- Terminada a proclamação, beijar com respeito e veneração a Bíblia (só o leitor e/ou mesmo todo o grupo);
- Fazer a interiorização da Palavra a modo de “lectio divina”, despertando o desejo da conversão e da resposta oracional.
 
3) Ao expressar a fé
O momento da expressão de fé inclui e implica a oração como resposta vital à Palavra proclamada. É um momento absolutamente crucial, no sentido de que, deve despertar e gerar o desejo duma resposta de comunhão e intimidade ao Senhor que falou e se comunicou na Palavra. Procure-se que a oração deste momento se faça e desenvolva segunda as várias formas e expressões (já enunciadas).
O guia do catequista apresenta habitualmente propostas e indicações para viver este momento como um verdadeiro momento de oração. Podemos enriquecê-lo com alguns elementos e materiais.
 
4) Ao ir para a vida (compromissso)
O compromisso, significativamente incluído na ‘expressão de fé’, pode ser também um passo oportuno para trabalhar a oração. De facto não pode deixar-se que a oração seja apenas uma conclusão da catequese, mas que seja sobretudo momento de entrega confiada à vontade de Deus.
A catequese é um diálogo ininterrupto com Deus que se inicia orando a partir da vida (Experiência Humana), se alimenta e desenvolve na Palavra e se expressa com todas as suas formas e riqueza na oração, celebração e compromisso.
 
Algumas propostas para cuidar este momento:
- Tomar consciência de que o encontro de catequese é um encontro e diálogo com Deus; é uma oração;
- Indicar que para a luta e combate diário contra o mal necessitamos da força da oração;
- Criar disponibilidade interior para a oração familiar e comunitária;
- Utilizar na oração a linguagem do corpo (orar de pé; de joelhos; com as mãos erguidas, postas, estendidas; com os olhos abertos, fechados, olhando o céu, etc...).
- Cantar muito (sempre que possível);
- Fazer passar a oração da catequese para a vida toda.
 
CONCLUSÃO
 
A oração é como “uma forma de respiração necessária para viver” (K. Barth); é a respiração da alma. Ninguém duvida da necessidade de respirar. Quem não ora, como quem não respira, asfixia e morre.
A oração é fruto espontâneo do amor. Quem reza é porque ama. E “aquele que não ama está morto” (1 Jo 3, 15). Quem não reza é porque não vê. Porque rezar não é só pedir, mas descobrir e saber estar na presença de Deus, olhar e deixar-se olhar, tratar de amar. Orar é admirar, louvar, agradecer e também é pedir ou interceder.
 
BIBLIOGRAFIA
LÓPEZ, M. ª Gil — Iniciación a la oración en la catequesis. In: Teología y Catequesis (85-86), 2003, 139-166.
Alexandre, D. Y BERRUETA, T. — Iniciar à oração. Edições Salesianas, Porto, 1992.
PEÑAS, Pedro Muñoz — Orar com Deus — Materiais para a oração individual e em grupo. Paulus, Apelação, 2001.























"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.