"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

50 anos da abertura do Concílio Vaticano II


1. Emoção especial. Ao escrever sobre os 50 anos do início do maior evento da nossa Igreja católica no século XX, o Concílio Vaticano II (1962-1965), não posso impedir de experimentar uma emoção muito especial. Vivi em Roma de 1961 a 1964 e acompanhei de perto, e deslumbrado, o que ali acontecia anunciando imensas mudanças em nossa Igreja. O Instituto dos Irmãos de La Salle, do qual sou membro, me agraciara com os estudos na Universidade São João do Latrão, e lá estava eu, como jovem estudante, acompanhando curioso e interessado a novidade do Concílio.


2. Antes do Concílio. O Papa Pacelli (Pio XII) morreu em outubro de 1958. Os Cardeais eleitores estavam com grande dificuldade para a escolha do sucessor da autoridade eclesiástica gigante, que dominou a primeira metade do século XX. O escolhido foi um Cardeal bem idoso, rechonchudo, simples, humilde, bondoso e de grande sabedoria. Parecia que tinha sido eleito para um período de transição enquanto se preparava um Cardeal à altura de Pio XII. Seu nome Ângelo Roncalli. O nome que escolheu: João XXIII

3. A surpresa. Alguns meses depois, em fevereiro e março de 2009, o novo Papa anunciava e convocava um Concilio Ecumênico, o 21º da Igreja, a realizar-se no Vaticano. O primeiro havia sido em 1870. O Papa sentia a necessidade de “aggiornare la Chiesa”, isto é, “atualizar e renovar a Igreja” para o mundo em mudança, que estava despontando naquele final da década de 50. E ele convocou oficialmente a todos os Bispos do Mundo, os principais teólogos e biblistas para o magno encontro em Roma em outubro 1962. Equipes de Trabalho foram organizadas para os temas a serem tratados e para as devidas providências quanto à infra-estrutura, nada fácil, para mais de 2.000 pessoas. Sem dúvida, era uma ousada loucura daquele Papa tão idoso, de 82 anos de idade. E não deu tempo de fazer tudo de uma só vez. O Concílio, então, durou de 1962 a 1965. Em 1963 João XXIII faleceu. Seu sucessor, o Papa Paulo VI (Cardeal Giovanni Batista Montini), porém, deu continuidade e levou até o fim a histórica empreitada e liderou sua colocação em prática até 1978.

4. Mas o que é um Concílio? Um concílio ecumênico é uma reunião oficial de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre importantes questões doutrinais e pastorais (fé e moral). Suas decisões tem um valor muito especial e compromete a Igreja toda. Mas pode haver também Concílios Nacionais, Provinciais, Diocesanos. Entretanto, para estes, cabe melhor o termo Sínodo (syn-junto, odos-caminho), isto é, dialogar e procurar consensos para um caminhar unido e coeso da Igreja. Nos Atos dos Apóstolos, cap.15, 1-35, há informações sobre o primeiro Concílio Ecumênico da Igreja Cristã. Aconteceu em Jerusalém, para questões da adaptação do cristianismo no mundo greco-romano, tão diferente do mundo judeu, onde nascera.

5. A importância do Concilio Vaticano II. Nestos próximos artigos os/as leitores/as encontrarão uma introdução aos Documentos Conciliares, que continuam marcando a história de nossa Igreja, e um pouco do espírito e do clima renovadores gerados e impulsionados pelo Concílio. .

Irmão Nery fsc, de Machado, MG, é Religioso Irmão de La Salle, educador, catequeta e escritor. 
Postado por Bíblia e Catequese 

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.