"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

História dos Concílios (1)


1. Foram ao todo 21 Concílios. Neste texto resumiremos 16 deles:

1.1. A Igreja define as bases de sua fé: 1) Nicéia I (em 325): declara que Jesus e o Pai são iguais em natureza – Redige-se o Credo Apostólico; 2) Constantinopla I (em 381): Define a natureza divina do Espírito Santo e redige a segunda fórmula do Credo; 3) Éfeso  (em 431): Define que Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, Filho de Deus e Filho de Maria Santíssima, portanto, Maria, como Mãe de Jesus Cristo, é Mãe de Deus; 4) Calcedônia (em 451): Jesus é uma pessoa, mas com duas naturezas. Ele é, ao mesmo tempo, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, portanto, com duas naturezas, a divina e a humana, numa só pessoa; 5) Constantinopla II (em 553): Condena erros doutrinais do teólogo Orígenes e do Bispo Nestório; 6) Constantinopla III (em 680-691). Transforma em dogma a fé nas duas naturezas em Cristo, que estava sendo contestada;

1.2 – A Igreja se torna independente e se estrutura7) Nicéia II (em 787), regula, segundo a fé, a veneração e culto às imagens cristãs; 8) Constantinopla IV (em 869-870): define como ilegítimo o Patriarca Fócio, acentuando divergências entre a Igreja Latina e Grega; 9) Latrão I (em 1123 e realizado na Basílica de São João do Latrão, Roma): Termina com a histórica intromissão do Estado na vida e organização da Igreja. A Igreja se torna independente dos governos; 10) Latrão II (em 1139): Torna obrigatório o celibato para os Padres da Igreja ocidental e acaba com a possibilidade de mais de um Papa ao mesmo tempo; 11) Latrão III (em 1179): Traça as normas para eleição de Papa e escolha de bispos. Expulsa da Igreja as autoridades que apóiam os Cátaros (na França) considerados dissidentes; 12) Latrão IV (em 1215): Define o Dogma da transubstanciação (a presença real de Jesus Cristo no pão e o vinho consagrados); Determina a Primeira Confissão e a Primeira Eucaristia já a partir dos 07 anos de idade; condena dissidentes católicos (Albigentes, Maniqueístas, Valdenses);

1.3 – A Igreja se defende e se expande: 13) Lião I (em 1245): Depõe o imperador Frederico II da Germânia, imperador do Sacro Império Romano, que lutava para conquistar os territórios do Papa;14) Lião II (em 1274): Define a existência do Purgatório; Regulamenta a Assembléia (Conclave) de eleição do Papa; toma meios para a reconciliação com a Igreja Ortodoxa. Lança a Cruzada para a conquista da Terra Santa; 15) Viena (em 1311-1312):  Suprime a Ordem dos Cavaleiros Templários; Suprime os bordéis de Roma; decide por um Arcebispo em Pequim, China; 16) Constança (em 1414-1415): Extinção da Grande divisão da Igreja do Ocidente; condenação dos hereges João Wycliffe e Jan Hus. Declaração de que o Concílio tem supremacia sobre o Papa (mais tarde isso foi abolido) e eleição do Papa Martinho V. 

Nota. Completaremos o quadro no próximo texto. Nossa Igreja tem uma história, marcada por acertos e falhas. Ela é divina (guiada pelo Espírito Santo) e humana (formada por pessoas humanas, pois, nós que a formamos, somos humanos). Além de, aos poucos, definir sua doutrina, ela lutou para manter intacta a sucessão de São Pedro até Bento XVI. De tempos em tempos faz um balanço para redimensionar sua vida e missão e traçar rumos para a sua renovação e seu ardor missionário...  

Irmão Nery fsc, de Machado, MG, é Religioso Irmão de La Salle, educador, catequeta e escritor. 
Postado por Bíblia e Catequese 

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.