Evangelho do dia – Pão da vida!
Quinta-Feira, 2 de Outubro de 2014 - Santos Anjos da Guarda
Mateus 18,1-5.10
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
O maior no Reino dos céus será sempre aquele(a) que sabe servir... Servir será sempre a expressão maior do poder. Deus mesmo veio nos servir. Será grande diante d’Ele aquele que serve. A dimensão do serviço na vida de um cristão autêntico desmontará qualquer tentação de poder de mando e de usurpação. Diante de Deus nunca caberá a vaidade, a aparência. Aquele(a) que serve, sempre se colocará em posição de igualdade. Quem serve, em dimensão verdadeiramente evangélica, nunca pretenderá tirar vantagens pessoais. Será sempre prazeroso servir as pessoas como se estivéssemos servindo ao próprio Deus, que se manifesta nas pessoas que necessitam dos nossos serviços. Será sempre maior perante Deus aquele que se faz pequeno, sem segundas intenções. Somente quem serve se fará pequeno como uma criança. Será difícil alcançar este grau alto de entendimento do poder serviço se não passarmos por um profundo processo de conversão interior. A conversão interior nos ajudará a entender a beleza do colocar a vida a serviço da vida. Quem coloca a vida a serviço da vida, certamente encontrará Deus.
Oração
Senhor Jesus, Tu que vieste não para ser servido, mas para servir, ensina-nos a colocar a vida a serviço da vida. Faze que toda a nossa capacidade de servir seja, efetivamente, para defender a vida de Teus filhos e filhas mais fragilizados. Auxilia-nos em nosso processo de conversão interior. Na arte de fazer o bem, não seja nunca o orgulho e a arrogância a nos mover interiormente. Faze-nos como crianças! Elimina em nós a tentação de tirar vantagens pessoais em nossas ações comunitárias. Quebra em nós toda tentação de superioridade. A opção interior de servir a Teus filhos e filhas possa ser nossa maior alegria em servir a Ti, Deus doador da vida. Ajuda-nos a sermos servidores da vida e pessoas que querem resgatar vidas. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito serviço aos mais necessitados.
Com estima,
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.