Amanhã, dia 25, terminarei o Retiro Anual. Agradeço imensamente por tantas pessoas que estiveram em comunhão comigo no decorrer desta semana. Na Eucaristia de cada dia fui oferecendo a todos que estavam em sintonia. Deus sabe bem como distribuir as graças... Foi um Exercício Espiritual maravilhoso. Desço da montanha e volto à planície restaurado. Obrigado pelas tuas preces...
Evangelho do dia – Pão da vida!
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2014 – Comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora
Lucas 12,54-59
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 54 Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Uma certeza podemos ter: Deus se manifesta diariamente na vida de cada ser humano. Quem não “se antena”, não consegue sentir a presença do Altíssimo nos acontecimentos do dia-a-dia. É próprio d’Ele ser assim. Deveria ser próprio nosso a capacidade de vê-Lo e senti-Lo nos acontecimentos da vida. Trata-se de um dos mais importantes exercício. Aliás, um dos mais bonitos e profundos. Quem já cresceu na espiritualidade e a cultiva, terá muito mais facilidade de fazer esta experiência. Nos acontecimentos do mundo Deus nos interpela, isto é, nos pergunta muitas coisas. Os tantos conflitos mundiais e os conflitos dentro de nossas próprias casas, deveriam nos fazer refletir profundamente sobre o modo como estamos vivendo. Refletir sobre o modo como vivemos é sinal de inteligência. É refletindo seriamente que chegaremos a entender da necessidade da paz e da reconciliação. Temos que nos exercitar para a paz. A melhor maneira para fazer isso, é sendo profundamente justos e honestos nos julgamentos, nas palavras e nas atitudes. “Quem subirá até monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime”, diz-nos o Salmo 23.
Oração
Senhor Jesus, sinal excelente de Deus Pai para a Salvação do mundo. Dá-me o dom de saber discernir os sinais dos tempos, à luz do Evangelho transformador e à luz da fé em Ti. Que Teu Espírito santificador me ajude a olhar o mundo com otimismo, amor e esperança. Não permitas que eu seja negativo(a) na leitura dos acontecimentos que me rodeiam diariamente. Dá-me o dom de saber tirar profundas lições de vida a partir dos acontecimentos da vida. Derrama sobre mim o dom do discernimento para saber considerar bem as coisas, sem cair no erro de condenar pelo condenar. Derrama sobre mim a Tua bênção para que através dela eu possa ser sinal e portador(a) do Teu amor, nas mais variadas realidades da vida humana. Não permitas, Jesus, que a dureza do meu coração me impeça de ver em Ti o rosto misericordioso do Pai. Cura a minha cegueira e dá-me a luz do Teu Espírito para poder reconhecer-Te nos acontecimentos da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita experiência da presença de Deus nos acontecimentos. Tenhas um final de semana repleto das bênçãos do alto. Participa com entusiasmo da Eucaristia ou do Culto Dominical.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.