— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus está falando a uma grande multidão. Exatamente nesse contexto, para que todos, certamente, aprendessem a lição, Ele amplia os laços estreitos de família: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” Neste momento ele aponta para os discípulos, dizendo abertamente que eles foram os escolhidos para fazer parte de sua nova família: “Eis minha mãe e meus irmãos. E para fazer parte dessa nova família de Jejus, para ter laços estreitos com Ele, faz-se necessário um requisito, uma condição particular: Fazer a vontade de Seu Pai: 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Depois de Jesus, ninguém melhor do que Maria para fazer a vontade do Pai. O próprio Deus, que conhecia em profundidade a virtude da obediência no coração de Maria, a elege entre todas para ser o vaso sagrado que geraria no ventre o Verbo eterno, dando-Lhe o elemento carnal. É no ventre de Maria que acontece o mistério de Cristo: Deus e Homem verdadeiro. Não fomos nós católicos que inventamos Maria desse jeito. Foi Deus quem a quis assim.
Oração
Senhor Jesus, somente Tu és a fonte e fundamento que dá o sentido maior à vida familiar. Tu que quiseste vir ao mundo no seio de uma família, ajuda-me a construir laços familiares sólidos e estáveis. Que Tua santa Palavra seja a pedra segura sobre a qual haverei de construir a minha existência. Defende, Jesus, minha família das ciladas do inimigo. Sê Tu, Senhor, o hospede mais importante da minha casa. Derrama, Senhor, sobre minha família a bênção da alegria, da amizade e do respeito mútuo. Que todos quantos adentrarem minha casa possam sentir dentro dela a Tua doce presença e a tua sagrada proteção. Que Maria, tua Santa Mãe, cubra minha família com seu manto sagrado de proteção. Quero, como Maria, fazer tão somente tua santa vontade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um final de semana maravilhoso. Participa com entusiasmo da Sagrada Eucaristia ou do Culto Dominical.
Com muita estima.
Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco (SDB)