Quero agradecer a todos quantos se fizeram presentes, ontem, em minha missa de início de ministério sacerdotal na Paróquia São João Bosco, em Guarapuava – PR. Foi tudo maravilhoso. A presença de tantas pessoas amigas deixa a gente com maior vigor e entusiasmo. Muito obrigado!
Evangelho do dia – Pão da vida!
Segunda-Feira, 23 de fevereiro de 2015 - 1ª Semana da Quaresma
Mateus 25,31-46
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31 “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35 Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36 eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43 eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44 E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Salvação eterna é mais responsabilidade nossa do que de Deus. Deus nos oferece a bússola. É tarefa nossa encontrar o rumo norte da vida. Somos nós que construímos a salvação eterna com nossas boas obras. Reconhecer Jesus nos mais necessitados é a chave principal com a qual abriremos a porta que dá acesso à eternidade. Aqui está a grandeza de todo seguidor atento: ter olho clínico para reconhecer Cristo nos mais marginalizados da sociedade: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’Portanto, nosso crescimento na santidade passa, necessariamente, pelo bem que fazemos a Cristo na pessoa dos mais pobres. Entregar a vida, sem reservas, é a maior garantia para ouvirmos a solene proclamação de Jesus: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Oração
Senhor Jesus, doador de todos os dons, doa-me o dom precioso da capacidade de servir os mais pequeninos com alegria. Ajuda-me a transformar meus dons e minhas qualidades em ações concretas em favor dos que mais sofrem nesta sociedade vergonhosamente excludente. Dá-me a graça de entender que defendendo a vida e servindo as pessoas, estarei servindo a Ti, Deus vivo e verdadeiro. Ensina-me, Jesus, que somente o amor, que se expressa na vida doada, é que dá o verdadeiro sentido à minha existência e consistência ao meu caminho rumo à eternidade feliz. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muitas boas obras aos mais pequeninos...
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.