Evangelho do dia – Pão da vida
Sexta-Feira, 20 de fevereiro de 2015
Mateus 9,14-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. - Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jejum não é obrigação, imposição ou rigorismo religioso. Jejum é um grande ato de liberdade que se transforma em recurso espiritual de grande valor. Quem conseguiu provar este recurso, nunca mais deixará de fazê-lo, com alegria, serenidade e, silenciosamente. Jejum sempre fará bem tanto para o corpo quanto para a alma. Todavia, como podemos encontrar no livro do Profeta Isaías 58,1-9, se o jejum não for acompanhado de excelentes obras de caridade, Deus nem escutará nossos pedidos. Aliás, torna-se impossível fazer um jejum bem feito sem a oração e boas obras de caridade. Mais do que privar-nos de alimentos ou certas guloseimas, o verdadeiro jejum que agrada a Deus é o esforço para superar o egoísmo, a inveja, o fuxico, a indiferença e a insensibilidade. Fazer jejum do estômago tem grande valor, mas, jejuar a língua, os pensamentos, os olhos, os ouvidos e certas ações mesquinhas, não perde nada em seu teor sagrado. Não obstante tudo isso, quero crer que o maior jejum é mesmo liberar o coração de todo ódio, vingança, mágoas, ressentimentos e desamor. Jejum sem coração mergulhado no amor que liberta, é estéril.
Oração
Senhor Jesus, fonte incessante de alegria e felicidade, dá-me a capacidade de ver e sentir Tua Sagrada presença em minha vida. Não obstante os momentos difíceis pelos quais passo, quando a tristeza, a angústia e a dor parecem dominar-me, a certeza da Tua presença faz transbordar meu coração de alegria e felicidade. Ajuda-me a superar a pequenez, o pecado, a perversidade e o egoísmo que por vezes imperam dentro de mim. Renova-me com a lei nova do Teu amor misericordioso. Restaura-me com Teu perdão. Concede-me a graça de fazer jejuns saudáveis para crescer no autodomínio, na espiritualidade e na santidade de vida. Que a eficácia do jejum, também como superação do egoísmo, me ajude a ser cada vez mais forte para lutar na defesa da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito jejum de palavras, do olhar, do ouvir, do dizer...
Neste final de semana receberei oficialmente o envio para o meu ministério sacerdotal nesta Paróquia São João Bosco, de Guarapuava. Quem for da região e desejar participar, será às 10h. Será um prazer contar com a presença de pessoas queridas.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.