"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O risco e o beneficio de olhar para trás

statue_matPara avançar não basta olhar para frente. Vez por outra também é necessário olhar para trás, sobretudo quando a meta que se quer atingir está distante. Olhando para trás pode-se renovar o ânimo para prosseguir, constatando o quanto já se caminhou, aprendendo com as experiências e até com os erros, descobrindo valores a serem atualizados em vista de fortalecer a busca que se está empreendendo.

Olhar para trás pode ser benéfico, mas pode também constituir-se em um risco.
É arriscado olhar para trás, quando se considera que somente o passado tinha valores e referenciais seguros para a vivência da fé, para o bem do ser humano e para o avanço da história. O grande perigo é que isso impeça o verdadeiro e necessário progresso. Nesse caso, o apego ao passado impede de ver a riqueza de valores e oportunidades que o presente também oferece. A bíblia conta que na destruição de Sodoma e Gomorra a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal (cf. Gn 19, 26). Essa narrativa ensina que apegar-se ao passado paralisa a caminhada em direção à meta estabelecida. É preciso cuidar para que o “olhar para trás” como demasiada confiança num tempo que não existe mais não seja impedimento para o avanço que os tempos atuais pedem.
Em contrapartida, olhar para trás é benéfico, quando se reconhece nele valores que sustentaram a caminhada, e podem ser retomados, bem como as grandes intuições que podem fazer toda a diferença no enfrentamento dos desafios da atualidade.
Há três coisas de um passado não muito distante que bem podem ser enxergadas como luzes para o momento atual da Igreja e da Diocese de São José dos Campos.
O Concílio Vaticano II redirecionou a vida e a missão da Igreja e as linhas de reflexão e ação que ele apresenta continuam válidas para a urgente renovação da ação pastoral do Povo de Deus. Viver nos novos tempos inaugurados pelo Vaticano II requer um olhar para trás que se encanta com a ousadia deste Concílio e se compromete com as metas que ele indica.
Os 34 anos da Diocese de São José dos Campos, celebrados no último dia 1º de maio,  mostram que com colaboração e esforço da parte de todos se pode fazer muito. Essa pequena-grande história tem seu passado marcado por numerosas vocações sacerdotais que lotavam as casas de formação e resultavam em diversas ordenações ao final da cada ano, pela garra e preparação das incansáveis lideranças leigas e pela invejável união e alegria do clero entre outros destaques. Embora os tempos tenham mudado, olhar para trás nesse momento faz ver que os mesmos meios que tornaram possíveis essas conquistas, se assumidos novamente e, por todos, podem fazer avançar a construção do dinamismo e da eficácia da missão nessa Igreja Particular.
O Sínodo Diocesano realizado entre 2008 e 2010 com suas constatações, desafios e indicações também pode ser redescoberto no gesto de olhar para trás e tornar-se ponto de referência seguro para os passos a serem dados rumo ao futuro diferente que se deseja em termos de ação evangelizadora na Diocese de São José dos Campos.
Para avançar, portanto, é preciso olhar para trás.
padre_enidei_evaldo_batista
Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral e
Pároco da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus


http://www.diocese-sjc.org.br/o-risco-e-o-beneficio-de-olhar-para-tras/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.