"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 26 de maio de 2015

Papa envia carta por ocasião da beatificação de dom Oscar Romero

“Dom Romero, que construiu a paz com o poder do amor, deu testemunho da fé com sua vida entregue ao extremo”, disse o papa Francisco em carta enviada ao arcebispo de São Salvador e presidente da Conferência Episcopal de El Salvador, dom José Luís Escobar, por ocasião da beatificação de dom Oscar Arnulfo Romero Galdámez. A missa de beatificação, celebrada na Praça do Divino Salvador do Mundo, no último domingo, 24, reuniu mais de 250 mil fiéis, e foi presidida pelo representante do papa Francisco, cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

 De acordo com o papa, dom Oscar Romero, que foi pastor da arquidiocese de São Salvador, de 1977 a 1980,  “soube guiar, defender e proteger seu rebanho, em tempos de difícil convivência, permanecendo fiel ao Evangelho e em comunhão com toda a Igreja”. Francisco disse que o ministério de dom Romero se distinguiu pela particular atenção aos mais pobres e marginalizados. “No momento de sua morte, enquanto celebrava o Santo Sacrifício do amor e da reconciliação, recebeu a graça de identificar-se plenamente com Aquele que deu a vida por suas ovelhas”, acrescentou na mensagem.
 Para Francisco, a voz do novo beato continua a ressoar hoje para recordar que a Igreja é família de Deus, na qual não pode haver divisões. “A fé em Jesus Cristo, quando se entende bem e se assume até as últimas consequências, gera comunidade artífices da paz e da solidariedade. A isto é chamada hoje a Igreja em El Salvador, na América e no mundo inteiro: a ser rica em misericórdia, a tornar-se fermento de reconciliação na sociedade”, afirmou.
Ao final da carta, o papa Francisco falou que este é um momento favorável para a reconciliação nacional diante dos desafios atuais. “O papa participa de suas esperanças, une-se a suas orações para que floresça a semente do martírio e se enraízem pelos verdadeiros caminhos para os filhos e filhas desta Nação, que orgulhosamente leva o nome do divino Salvador do mundo”, disse.
A festa litúrgica do novo beato será em 24 de março, dia em que dom Romero foi assassinado por um franco-atirador, em 1980, ao celebrar missa na capela do Hospital da Divina Providência, em São Salvador, em meio a doentes e enfermeiros.
História
Dom Romero nasceu em 15 de agosto de 1917, em Ciudad Barrios, em El Salvador. Foi para o seminário aos 13 anos. Concluiu o curso de Teologia em Roma, quando tinha 20 anos. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 1943.
De volta ao seu país, o então pároco já demonstrava os sinais da caridade e preferência pelos mais necessitados. Fazia parte de sua rotina as visitas aos doentes, as ajudas aos pobres que se dirigiam à casa paroquial pedindo auxílio, as aulas de religião nas escolas e a atuação como capelão do presídio.
Assim como no Brasil e em outros países latino-americanos, El Salvador enfrentava, na década de 1970, um regime ditatorial. Neste contexto, em 1977, Romero foi nomeado arcebispo do país, dois anos antes do golpe militar que deu origem à guerra civil que assolou El Salvador por mais de uma década e fez milhares de vítimas.
O arcebispo denunciava a injustiça e a miséria na região. Durante os conflitos entre grupos revolucionários e militares, ele criticava a atuação do governo, as injustiças e as interferências estrangeiras.

Imagem: http://www.beatificacionromero.or


http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/16575-beato-oscar-romero-e-proclamado-luz-das-nacoes

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.