"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CNBB e secretários da juventude discutem redução da maioridade penal

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, recebeu, no dia 8, o secretário nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Gabriel Medina, e o coordenador estadual da Juventude de Santa Catarina, Guilherme Pontes. Na ocasião, foi discutido sobre o projeto de redução da maioridade penal, que deve ser votado ainda neste mês pela Câmara dos Deputados. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado, participou do encontro.

 O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 171/1993, que está em plena tramitação na Câmara dos Deputados, altera o artigo 228 da Constituição Federal de 1988, diminuindo de 18 para 16 anos a idade de responsabilização penal. Durante a reunião, dom Leonardo frisou a importância de mostrar para a sociedade os desdobramentos da possível aprovação do projeto, o qual “não contribui para a educação dos jovens”. O bispo considera importante, também, que a sociedade saiba das possíveis implicações que referida norma pode ter na sociedade.
Os representantes governamentais apresentaram dados de pesquisas realizadas pela Secretaria Nacional de Juventude que também foram entregues a parlamentares, com o objetivo de reduzir as distorções feitas a partir de dados isolados, que foram mostrados por deputados favoráveis à medida.
De acordo com o secretário nacional da Juventude, os jovens devem ser vistos como principais vítimas da violência, uma vez que os dados apontam que nos casos de homicídio, correspondem a 53% dos assassinados. No Brasil, 30 mil jovens morrem a cada ano, o que corresponde, de acordo com Medina, à queda de um avião por semana com todos os passageiros mortos.
Outra informação dos secretariados da juventude diz respeito aos jovens em regime de internação e semiliberdade. Dos 20 mil que cumprem este tipo de regime, 11% está cumprindo medida relacionada a crimes contra a vida.
Apoio
Dom Leonardo colocou a CNBB à disposição para apoio na defesa da vida dos jovens. Para ele, há a necessidade de que os jovens façam parte da mobilização e debate sobre o assunto, de modo a “fazer frente” aos parlamentares que desejam aprovar a PEC.
http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/noticias/16666-cnbb-e-secretarios-da-juventude-discutem-reducao-da-maioridade-penal

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.