"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vaticano reconhece milagre de padre mineiro

Divulgação
O papa Francisco autorizou, no dia 5, a promulgação do decreto que reconhece um milagre por intercessão do padre Francisco de Paula Victor, considerado Servo de Deus pela Igreja. O documento divulgado no último sábado pela Congregação para a Causa dos Santos torna possível a beatificação do sacerdote nascido em Campanha (MG), no ano de 1827.

No dia 2 de junho, a comissão de cardeais e bispos esteve reunida na Santa Sé para examinar a cura atribuída ao Servo de Deus. De acordo com a diocese, todos foram unânimes no parecer favorável à ocorrência do milagre.
O caso em questão é o de uma professora de Três Pontas (MG), onde o padre atuou por mais de 50 anos. Maria Isabel de Figueiredo pediu a intercessão de padre Victor durante uma novena para que conseguisse engravidar, após várias tentativas e dois anos de tratamentos. Uma médica da região que realizou atendimento à docente afirmou que “a gravidez dela não era possível de forma natural porque a paciente não tem uma das trompas e a outra é totalmente obstruída”.
Padre Victor
Filho de uma escrava, o jovem Francisco de Paula Victor, em 1848, trabalhava como alfaiate. Naquele ano, a cidade de Campanha recebia a visita do arcebispo de Mariana (MG), dom Antônio Ferreira Viçoso. Victor procurou o prelado para manifestar o desejo de ser padre. Com alegria, dom Viçoso o levou para o Seminário de Mariana, onde foi aceito em 5 de junho de 1849, em plena época da escravidão no Brasil. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 14 de junho de 1851.
Durante um ano atuou em Campanha, sua cidade natal. Em 1852, tornou-se vigário encomendado, em Três Pontas (MG). Em sua atuação na paróquia, visitava doentes, amparava os inválidos, zelava pela infância desvalida e atendia a população em suas necessidades. Naquela região, criou a escola Sagrada Família.
Seu trabalho em Três Pontas durou 53 anos. Em setembro de 1905, faleceu. Por ocasião de seu sepultamento, uma afluência de fiéis o homenageou em procissão pelas ruas da cidade, onde é considerado o “Anjo Tutelar”.
No mês de setembro é comemorado o aniversário de morte de padre Victor. A diocese promove no mês celebrações e novenas na intenção pela beatificação, que deve ser celebrada no mês de novembro, quando se recorda o Dia da Consciência Negra.
Processo
O processo de beatificação do sacerdote teve início em 1993. Os postuladores da causa participaram da exumação do corpo em 1998, em Três Pontas. Em fevereiro de 2001, historiadores da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram o positio, documento que trata da vida, das virtudes e da fama de santidade do candidato aos altares.
Com informações e imagens da Associação Padre Victor
http://www.cnbb.org.br/regionais/leste-2/16670-vaticano-reconhece-milagre-de-padre-mineiro

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.