Segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 11ª Semana Comum
Mateus 5,38-42
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39 Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42 Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. - Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Como bem sabemos, autodomínio é uma atitude bem diferente da Vingança. Jesus entendeu tão bem isso que chegou a dizer: ...se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! A vingança é a nossa condição irracional. Quando não nos dominamos mais, entra em jogo o instinto vingativo. Isso é péssimo. Gera em nós uma força negativa muito forte. É doentio. O vingativo sempre perde. O que cede, sempre ganha. A santidade está em ceder. E olha que Jesus nos alerta: Não enfrenteis quem é malvado! Se for para enfrentar o malvado, vamos enfrentá-lo com a lógica do amor. É a única realidade que Pode ajudar o malvado a mudar de vida. O ódio nos mata por dentro. Muito melhor perder do que se autodestruir pelo ódio. Ódio é suicídio duplo: matamo-nos e matamos os outros. Quem destrói se autodestrói. É lamentável. Não vamos deixar que isto aconteça conosco... Portanto, o que vale mesmo é o autodomínio, que é equilíbrio interior. Vale dizer que não somos animais sem razão. Deus nos deu o dom do discernimento. Portanto, conseguimos o autodomínio contando também com a graça do alto, que é dada pelo Divino Espírito. Vale o exercício! Não desanimemos...
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo equilíbrio, dá-me a graça da justa medida. Não me deixes agir por instinto animalesco. Que os confrontos da vida não me roubem a serenidade interior e a alegria de viver. Arranca das minhas motivações todo instinto de vingança destruidora que acaba por matar a mim mesmo. Faze que o ódio não me resseque por dentro. Ajuda-me, Jesus, a exercitar o autodomínio diante das situações adversas. Minhas ações não sejam feitas por impulso, mas com discernimento, que é sinal da presença do Espírito Santo agindo em mim. Dá-me a capacidade de transformar as dificuldades da vida em trampolim para o meu próprio crescimento. Contigo, Jesus, serei mais que vencedor. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito autodomínio.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.