Terça-feira, 30 de junho de 2015 - 13ª Semana Comum
Mateus 8,23-27— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23 Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24 E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!”26 Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quantas tempestades já enfrentamos até agora? Tem tempestade de todos os tipos. Há tempestade de falta de trabalho, da perda do emprego, da falta de recursos para mantermos com dignidade a família. Há tempestade da perda de amigos, parentes, familiares próximos. Há tempestades no matrimônio, nos relacionamentos entre pais e filhos, entre amigos. Aparecem as tempestades das doenças repentinas, etc. “Jesus, porém, dormia”. Não pensemos, contudo, que se trata de um sono descompromissado com a vida dos que sofrem tempestades. E os Apóstolos apavorados e cheios de medo disseram: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Será que também nós somos desse tipo de gente que só procura Deus nas horas de perigo? Quero crer que a pior tempestade é não acreditarmos firmemente que Deus está conosco em todas as tempestades que enfrentamos. Acompanhei muitas pessoas que na hora das tempestades, por não terem habilidade para buscar e colocar Deus em primeiro lugar, caíram no álcool, nas drogas, na depressão. Tentaram preencher o vazio existencial com coisas sem sentido. Quantos pensaram em tirar a própria vida. Não nos esqueçamos: a calmaria interior somente a encontraremos n’Ele, por Ele e com Ele. A fé nos faz enfrentar de cabeça erguida todos os ventos contrários.
Oração
Senhor Jesus, prêmio e consolação da minha vida, entrego a Ti o leme de meu barco. Não me deixes sozinho(a) nos momentos de tempestades que enfrento. Faze-me forte, Jesus, para enfrentar com responsabilidade e coragem as adversidades da vida. Acalma, Jesus, os ventos e as ondas que me ameaçam com tanta frequência. Robustece, pelo poder de Teu Espírito, a minha fé inconsistente. Que a minha fé seja verdadeira, firme convicta, confiante e inabalável. Ajuda-me a confiar cada vez mais no Teu imenso poder. Que eu possa Contigo, em Ti e, por Ti, encontrar as soluções para as tempestades que me angustiam e que, por vezes, me tiram o gosto de viver. Concede-me a graça de aprender a crescer com minhas tempestades interiores. Sejas Tu, Jesus, somente Tu, o único porto seguro da minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento na fé.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.