"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ficar ou namorar?

19. junho 2015 · Write a comment · Categories: Namoro · Tags: 
casalamor
Conheça algumas perguntas e respostas sobre este assunto tão polêmico entre os jovens:
1 – Ficar é pecado? Eu dei um “selinho” em uma menina, pequei?

Pecar é fazer alguma coisa contra as leis santas de Deus; ninguém é tão bom, santo, sábio e nos ama como Deus; logo, suas leis são para nós uma garantia de felicidade, embora nem sempre sejam fáceis de serem cumpridas. Ficar é pecado se a intenção de estarem juntos for só para viver uma curtição de abraços e beijos, e talvez algo mais. O namoro não é tempo de sexo; neste caso é pecado sim contra o sexto Mandamento que manda não pecar contra a castidade. Se esse “selinho” que você deu na menina for o exposto acima é a mesma coisa; um comportamento fora da lei santa de Deus. É um desrespeito a ela; ao corpo dela e ao seu também, que, desde o Batismo são templos do Espírito Santo.
namoro
2 – Podemos considerar o “ficar” como um possível futuro namoro? Antigamente as pessoas não começavam assim?
Depende muito da intenção do ficar. Se for o início de um conhecimento, uma amizade, pode dar certo sim e vir a ser um namoro maduro. Mas, normalmente o que os jovens chamam de “ficar”, é um relacionamento vazio e de alta rotatividade, onde se muda de parceiro a cada noite.
3 – Até onde ficar é pecado? Até onde o “ficar” deixa de ser amizade e, passa a ter outras intenções, que não seja o namoro?
Pelo que já foi exposto, podemos dizer que a imoralidade começa, isto é, o pecado, quando começam as carícias íntimas. Já foi dito que o namoro não é um passaporte para o sexo ou as intimidades sexuais. Não se iluda de que só um beijinho nos lábios, um afago a mais, e vocês vão parar; a realidade é outra, quando você acende uma pequena chama a tendência natural do fogo é se alastrar; não se iluda e não se engane.  O ficar deixa de ser namoro quando a intenção é apenas o prazer sexual que a outra pessoa lhe dá, sem o compromisso de respeitá-la, sem ter um compromisso de fidelidade a ela.
Para meditar
“Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade”. (Gottfried Leibnitz)
“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. (Leonardo da Vinci)
“O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar”. (Charles Chaplin)
“Faz a tua ausência para que alguém sinta a tua falta. Mas não prolongue demais para que esse alguém não sinta que pode viver sem você”. (Flóra Cavalcanti)
“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”. (Pablo Picasso)
Escute também: Ficar é pecado?
“Faça os seus dias valerem as lembranças”. (Bill Milton)
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de errar”. (Willian Shakespeare)
“A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos”. (Norman Cuisins)
“No mar da vida há ondas fortes… (que eu chamo de momentos) não devemos afundar, porque quando elas passam, tudo se ilumina, tudo se transforma!” (Fatyly)cpa_problemas_namoro
“Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar”. (Charles Jones)
“Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas”. (Goethe)
Prof.Felipe Aquino
Retirado do livro: “Problemas no namoro”

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.