"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Torcida da paz

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Torcida da paz

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
A Igreja Católica na Arquidiocese de Belo Horizonte promove, no último domingo de maio, a 15ª edição da Torcida de Deus, no Estádio do Mineirão. São 40 anos desse importante evento que põe em foco, no centro, o Mistério da Eucaristia, fonte inesgotável e insubstituível do amor, Jesus Cristo, o Salvador. A lição celebrada, professada e testemunhada é o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, por sua oferta redentora na Cruz. Esse ensinamento reforça a convicção de que o resgate verdadeiro e perene de nossa humanidade se alcança pelo amor. Um estádio, palco de partidas de futebol, ambiente marcado pela emoção de torcedores diversos, apaixonados por seus times, congrega num coração só a grande Torcida de Deus, os que investem no amor, buscam construir a paz. Trata-se de uma união essencial, que precisa encorpar-se sempre mais, particularmente para ser contraponto aos crescentes cenários de violência, de todo tipo.

A 15ª Torcida de Deus se reveste de uma significação ainda mais relevante. A Igreja Católica no Brasil, liderada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde o início do Tempo do Advento, no ano passado - preparação para o Natal do Senhor - investe na promoção do Ano da Paz. A promoção da paz tem uma fonte certa e insubstituível: o amor de Deus. Participar da Torcida de Deus é comprometer-se com esse amor sem medidas. É caminhar na direção da paz, tornando-se instrumento de sua conquista. A tarefa de cada “torcedor de Deus” é cultivar o próprio coração como coração da paz.
No amplo e continental horizonte da Igreja Católica, presente em todo o Brasil, a Torcida de Deus, realizada em Minas Gerais, ultrapassa o sentido de um evento local. As redes sociais, rádios e TVs de inspiração católica, os meios de comunicação diversos estarão na mesma sintonia, fazendo chegar ao coração de todos os brasileiros tudo o que acontece no Mineirão, lugar onde estará o altar de Cristo. Esse evento de grande magnitude, na simplicidade da fé convicta de todos os participantes, indica que a Igreja inteira, de todos os recantos do Brasil, de alguma maneira, está convidada à comunhão para fazer ecoar forte o grito da torcida pela paz. Um testemunho público de fé, fortalecido pela beleza singular desse momento especial, para que a sociedade avance um pouco mais na convicção e no seu comprometimento com a promoção da paz. Todos são convidados a fazer ecoar o grito da Torcida de Deus. Assim é possível cultivar a certeza de que as mudanças são possíveis quando a sociedade investe na paz. Nesse caminho, a mídia tem grande e determinante responsabilidade, em razão de sua força educativa, que forma opiniões. A Torcida de Deus merece ser apresentada como oportunidade singular nesta árdua tarefa cidadã de se buscar a paz.
Trata-se de caminho longo, que demanda muitos gestos concretos para superar graves quadros. A violência custa bilhões aos cofres públicos, a corrupção distancia a sociedade dos trilhos da justiça e da honestidade. A promoção da paz inclui o desafio de atacar, sistemicamente, as muitas causas alimentadoras da crescente violência no Brasil. Entre as mais graves, não se pode descartar ou tratar superficialmente o seríssimo e vergonhoso cenário da exclusão social. As mudanças até então promovidas com os programas sociais - ainda não emancipatórios, mas de caráter compensatório - não estão fazendo diferença na superação da violência.
Frentes governamentais e da sociedade organizada precisam encontrar respostas mais incidentes. Trata-se de um desafio enorme em razão da inércia de inteligências e da incapacidade de lideranças, formadores de opinião e construtores da sociedade pluralista. A promoção e a conquista da paz são determinadas pela competência humanística e espiritual de aproximar-se do outro, particularmente dos mais pobres. Assim supera-se a indiferença. O segredo maior e a eficácia mais pertinente vem da competência adquirida com o exercício de fixar o olhar n’Ele, Cristo, fonte do amor, caminho para a paz. Participe da Torcida de Deus, no Mineirão, na sua casa, de longe ou de perto, pelos meios de comunicação e redes sociais. Vamos juntos torcer pela paz.

http://www.cnbb.org.br/outros/dom-walmor-oliveira-de-azevedo/16609-torcida-da-paz

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.