Quinta-feira, 23 de julho de 2015 – 16ª semana do tempo comum.
Mateus 13,10-17
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 10 os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11 Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12 Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14 Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Parábola é uma narração figurada, com a qual o narrador transmite uma mensagem que vai além daquilo que está sendo narrado. Para quem tem a sensibilidade e jogo de cintura para sabe ler nas entrelinhas, nada será difícil no entendimento das parábolas. Jesus, com suas parábolas, quer transmitir um conteúdo bem superior. Como bem sabemos algumas pessoas não deixam a “ficha” cair nunca... Têm ouvidos, mas, não ouvem. Têm olhos, mas, não conseguem enxergar um palmo à frente do nariz. Como diz Jesus: Porque o coração deste povo se tornou insensível. Para "alguns" as coisas de Deus parecem muito estranhas. Estas pessoas carecem de intimidade. Quando não se tem intimidade com o transcendente, dificilmente o transcendente vai encontrar repercussão interior. Deus não força ninguém. Querê-Lo, ou, não, é uma questão de opção e de amor. Quem ama de verdade sente muito prazer em estar com quem se ama. Amor verdadeiro gera processos de aprendizagem. Jesus não nos dá o mingauzinho pronto... Nossa contrapartida é o querer crescer no entendimento das coisas sagradas.
Oração
Senhor Jesus, Mestre dos mestres, toca meu coração, tantas vezes insensível, ensinando-me as coisas sagradas. Estimula a minha sensibilidade. Multiplica em mim os dons da graça e faze-me fiel aos Teus mandamentos. Elimina em mim, pelo Teu poder de amor, a mesmice, a preguiça, a cegueira e a surdez interior. Ajuda-me a ser mais ágil no processo de aprendizagem das coisas sagradas. Faze-me progredir no encontro pessoal Contigo e fala ao meu coração de filho(a). Somente assim serei capaz de me converter ao Teu grande projeto de amor. Cura, Jesus, pelo Sacramento do perdão, todos os meus pecados que não me deixam ter-Te como único Senhor da minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito encontro pessoal com o Senhor da vida.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.