Terça-feira, 22 de setembro de 2015 – 25 Semana do tempo litúrgico comum
Lucas 8,19-21
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 19 a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21 Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” O intuito de Jesus é ampliar os laços de família. E para fazer parte dessa nova família de Jesus, para ter laços estreitos com Ele, faz-se necessário um requisito essencial: Fazer a vontade de Seu Pai. Aqui está o segredo de tudo: Fazer a vontade do Pai. Aliás, amar a Deus sobre todas as coisas nada mais é do que fazer a vontade de Deus. Aqueles que fazem a vontade do Pai são considerados, por Jesus, os membros de sua nova família. Portanto, precisamos ser obedientes. Devemos fazer a sua vontade. O melhor exemplo de obediência, quem nos dá, é o próprio Jesus, que entrega até a vida. De nossa parte, se desejarmos mesmo ser discípulos, deveremos ser, em primeiríssimo lugar, obedientes. Depois de Jesus, ninguém melhor do que Maria para fazer a vontade do Pai. O próprio Deus, que conhecia em profundidade a virtude da obediência no coração de Maria, a elege entre todas para ser o vaso sagrado que acolheria no ventre o Verbo eterno, dando-Lhe o elemento carne. É no ventre de Maria que acontece o maior mistério de Cristo: Ele se faz Deus e Homem verdadeiro. E Maria continua a nos ensinar, hoje: “Fazei tudo o que Ele vos disser...”! Para nós este é um imperativo fundamental...
Oração
Senhor Jesus, Tu que quiseste vir ao mundo no seio de uma família e és o fundamento que dá o sentido maior para a vida em família, ajuda-me a construir laços familiares sólidos e estáveis. Tua santa Palavra seja a pedra sobre a qual haverei de solidificar a minha convivência fraterna. Defende, Jesus, minha família das ciladas do inimigo. Sê Tu, Senhor, o hóspede mais importante de minha casa. Derrama, Senhor, sobre minha família a bênção da alegria, da amizade, do perdão e do respeito mútuo. Derrama a bênção da saúde, do trabalho e da prosperidade santa. Que todos quantos entrarem em minha casa possam sentir dentro dela a Tua doce presença e a tua sagrada proteção. Que Maria, tua Santa Mãe, cubra minha família com seu manto sagrado de proteção. Que ela esmague dentro de minha casa a cabeça da Serpente do ódio, da vingança, da traição, das perversas competições, da ganância e do desamor. Quero, como Maria, fazer tua santa vontade. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia repleto da vontade de Deus sobre tua vida.
Aceita meu forte abraço.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.