Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 - São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.
Lucas 5,1-11
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naqueles tempo, 1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jesus conseguia, literalmente, fascinar. Ele encantava as multidões. Os ouvintes, sedentos de uma orientação que desse sentido à vida, ficavam inebriados com aquilo que Jesus ensinava. E Jesus mostrava o rumo norte para seus ouvintes. Ele falava com autoridade e poder. Sua Palavra tinha poder de transformar. Sua Palavra operava milagres, conversão de vida e gerava energia no coração das pessoas. A partir da Palavra de Jesus tudo adquiria sentido novo. Como é importante estar em contato diário com a Sagrada Escritura. Ela dá sentido ao nosso existir. Ela nos revigora completamente. Estamos no mês de setembro. Este mês, por excelência, é o mês dedicado à Sagrada Escritura. Graças a Deus a Bíblia vem ocupando espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais. Mas inda estamos muito longe daquilo que deveria ser o ideal no aprofundamento da Sagrada Escritura. Muitos são vencidos pela preguiça, outros pelo desinteresse, outros ainda, por falta de hábito. E assim vamos deixando de lado uma das atitudes mais lindas e significativas na nossa vida de seguidores de Cristo, que é justamente conhecer sua Palavra.
Oração
Senhor Jesus, Palavra eterna do Pai que é amor, fala profundamente ao meu coração humano, tantas vezes insensível aos Teus apelos de conversão e de mudança de vida. Ensina-me a ser mais obediente à Tua Palavra que opera milagres, que opera transformações. Ajuda-me a sair do desânimo, do cansaço, do tédio, da mesmice. Dá-me o dom da criatividade, da ousadia, da coragem, da luta e da capacidade de enfrentar as adversidades da vida. Não sejam os meus insucessos a me fazer desistir de lutar. Em Ti eu quero ter a coragem de lançar as redes dos meus ideais e dos meos sonhos para águas mais profundas. Não permitas, Jesus, que eu definhe no medo e na falta de coragem. Ajuda-me a colocar a fé em ação. Faze que eu seja pescador(a) de pessoas, envolvendo-as na Tua missão evangelizadora. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita ação evangelizadora.
Aceita meu abraço forte.
Padre Renato dos Santos – SDB - No ano do Bicentenário do nascimento de São João Bosco - o Santo dos jovens.