Quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Lucas 17,11-19
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.11 Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14 Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17 Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Obedecer a Palavra de Cristo é a condição principal para alcançarmos a bênção. Ao pedido de misericórdia dos leprosos, Jesus dá uma ordem. Eles obedecem e, recebem a bênção da cura. Nem precisou chegar até o sacerdote. A força da Palavra de Deus age de imediato. Portanto, obedecer a Deus é consequência do ato de crer. Será sempre a fé que nos fará professar que Jesus é o nosso único Senhor e Salvador. Quando cremos na força o no poder da Palavra de Jesus Cristo, tudo muda, tudo acontece, tudo se refaz. Até a vida adquire sentido mais eficaz. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Transforma tudo e todos. Basta confiar. A força da Palavra sempre nos fará renascer e nos curará de todos os tipos de lepras: morais, espirituais e corporais. Diante da fonte da misericórdia que resgata e cura, a arrogância, a soberba e o orgulho perdem a força. E Jesus sempre nos dirá: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Será sempre no coração amável de Cristo que encontraremos nosso porto seguro.
Oração
Senhor Jesus, Tu que és a fonte de toda cura e de toda a vida nova, vem em meu socorro! Que a atitude de humildade me coloque sempre diante dessa fonte inesgotável de amor que és Tu, Jesus. Também eu, “leproso(a)” dos tempos atuais, quero pedir-Te: Não permitas que meu orgulho e meus muitos pecados me matem por dentro. Restaura-me, Senhor. Também eu quero ficar limpo(a) de minhas imundícies físicas, psíquicas, morais e espirituais que me afastam do Teu amor misericordioso. Toca, Senhor, a minha sensibilidade para que eu seja agradecido(a) pelos imensos benefícios que todos os dias recebo de Tuas mãos. Educa-me para a atitude de gratidão que orna meu coração. Faze que eu nunca tenha a desgraça de marginalizar, abandonar ou discriminar alguém pelas suas fraquezas. A graça do teu perdão gratuito me faça pessoa nova, curada e pronta para servir a vida, em todas as suas manifestações. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito agradecimento a Deus pelos benefícios recebidos.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.