Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 – 3ª Semana da Quaresma
Lucas 4,24-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Elias e Eliseu receberam talentos especiais. Todos nós recebemos talentos maravilhosos para serem postos a serviço das pessoas, seja na comunidade ou, na família. O problema é que nem sempre reconhecemos estes talentos, nem em nós mesmos e, muito menos, nas pessoas que se dedicam diariamente pelo crescimento da vida e da proposta cristã em comunidade. Somos por demais mesquinhos e ciumentos. Temos dificuldade para perceber que Deus age também nas pessoas simples das nossas comunidades. Muitas pessoas são, infelizmente, deixadas de lado, quando não “incentivadas” a deixar suas tarefas pastorais. Insensivelmente esquecemos que temos dons diferentes. Na vida em comunidade, todos têm capacidade para fazer algo em benefício dos demais. Negar os talentos é negar quem doa os talentos. Profetismo não é monopólio de ninguém. Ele se manifesta de diversos modos. O que decididamente conta, é que consigamos dar testemunho da presença viva desde Deus vivo em nosso ser e agir cotidianos.
Oração
Senhor Jesus, fonte de toda profecia, concede-me o dom de ser profeta nos tempos atuais, sobretudo na defesa da vida de meus semelhantes. Dá-me a graça de profetizar dentro de minha família, dentro do meu ambiente de trabalho, dentro dos grupos que frequento. Derrama sobre mim o dom da coerência de vida. Que o meu modo de ser e de agir seja sempre consequência da minha opção maior por Ti. Elimina do meu coração o ciúme e a cegueira, que não me deixam ver e sentir a Tua presença nas pessoas mais simples. Derrama sobre mim a graça de ser capaz de relacionar-me sem fazer distinção de pessoas. Ajuda-me a entender que, acolhendo meus semelhantes, estarei acolhendo a Ti, doador de todos os talentos. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita acolhida das pessoas que Deus colocará a teu lado.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
Padre Renato dos Santos - SDB
Comunità Salesiana
00120 - Città del Vaticano