Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Mateus 9,14-15
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. - Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Jejum não é obrigação, imposição ou rigorismo religioso. Jejum deve ser um grande ato de liberdade que se transforma em recurso espiritual de grande valor. Quem conseguiu provar este recurso, nunca mais deixará de fazê-lo, com alegria, serenidade e, silenciosamente. Jejum sempre fará bem tanto para o corpo quanto para a alma. Todavia, como podemos encontrar no livro do Profeta Isaías 58,1-9, se o jejum não for acompanhado de excelentes obras de caridade, Deus nem escutará nossos pedidos. Aliás, torna-se impossível fazer um jejum bem feito sem a oração e boas obras de caridade. Mais do que privar-nos de alimentos ou certas guloseimas, o verdadeiro jejum que agrada a Deus é o jejum do egoísmo, da inveja, do fuxico, da indiferença e da insensibilidade. Fazer jejum do estômago tem grande valor, mas, jejuar a língua, os pensamentos, os olhos, os ouvidos e certas ações mesquinhas, não perde nada em seu teor sagrado. Não obstante tudo isso, quero crer que o maior jejum é mesmo liberar o coração de todo ódio, vingança, mágoas, ressentimentos e desamor. Jejum sem coração mergulhado no amor que liberta, é estéril.
Oração
Senhor Jesus, fonte incessante de alegria e felicidade, dá-me a capacidade de ver e sentir Tua Sagrada presença em minha vida. Não obstante os momentos difíceis pelos quais passo, quando a tristeza, a angústia e a dor parecem dominar-me, a certeza da Tua presença faz transbordar meu coração de alegria e felicidade. Ajuda-me a superar a pequenez, o pecado, a perversidade e o egoísmo que por vezes imperam dentro de mim. Renova-me com a lei nova do Teu amor misericordioso. Restaura-me com Teu perdão. Concede-me a graça de fazer jejuns saudáveis para crescer no autodomínio, na espiritualidade e na santidade de vida. Que a eficácia do jejum, também como superação do egoísmo, me ajude a ser cada vez mais forte para lutar na defesa da vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito jejum das atitudes mesquinhas. Tenhas um feliz final de semana, com uma excelente participação na Sagrada Eucaristia ou, no Culto Dominical.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.